As tecnologias vieram revolucionar o mundo, desde novas técnicas de produção até novas formas de pagamentos, porém, o que muita gente às vezes esquece é que com novas tecnologias, surgem novas profissões, que chamamos de profissões do futuro.
Por conta das transformações digitais, é esperado que em a cada ciclo de cinco anos ou menos novas profissões surjam.
Entretanto, além de novas profissões, novas habilidades e competências também estão sendo requeridas, sendo uma delas a análise de dados dos sistemas CRM.
No presente artigo abordaremos alguns dos profissionais do futuro e quais são as habilidades e competências que estão sendo requeridas nessas novas profissões.
As profissões das tecnologias exponenciais
Algumas tecnologias são conhecidas como exponenciais, entre as quais podemos citar:
- Inteligência artificial;
- Robótica;
- Automação;
- IoT (Internet of Things).
Essas tecnologias crescem de maneira bastante acelerada e não linear, se adaptando ao mercado.
Por isso, além do conhecimento das novas práticas, é importante que os novos profissionais tenham flexibilidade, agilidade, eficiência e saibam executar uma gestao de clientes eficiente, inclusive por meio de ferramentas de gestão.
Assim, os novos perfis de profissionais são de pessoas altamente qualificadas e com uma série de outras especializações e habilidades de desenvolvimento.
Abaixo abordaremos sobre algumas das novas profissões que estão em alta.
1. Cientista de dados e Big Data
Hoje, um dos aspectos mais importantes é a coleta de dados e que podem ser retirados de diversas fontes, como CRM, sites, redes sociais e e-mails.
Assim, os especialistas em Big Data objetivam o desenvolvimento da coleta de dados, além de toda a sua análise e gerenciamento para que tomadas de decisões sejam mais eficientes.
Essa profissão é nova dentro do mercado digital, porém, extremamente importante para que contextos e insights apareçam e as marcas evoluam da melhor maneira possível.
2. Diretor de Marketing Digital
O marketing digital é extremamente importante para a Era da Internet, principalmente por conta do uso das redes sociais e outras ferramentas.
Dessa maneira, surge a necessidade de desenvolvimento de um novo profissional, conhecido como Diretor de Marketing Digital, para o desenvolvimento das estratégias voltadas para o meio digital.
3. Responsável pela usabilidade e UX
Os aplicativos não seriam nada se não houvesse uma interface extremamente intuitiva e que possibilitem a interação com o consumidor.
Inclusive, UX significa User Experience, ou seja, Experiência do Usuário. Esse profissional é responsável por criar toda a estética e ferramentas que permitem que o cliente se relacione com o site/aplicativo, trazendo resultados positivos.
4. Expert em blockchain
A segurança dos dados na internet é muito importante, e uma das ferramentas mais buscadas hoje é o blockchain.
Essa tecnologia evita o vazamento de dados e os criptografa. Além disso, tal tecnologia está alinhada a oportunidades relacionadas às criptomoedas que, cada dia mais, estão em alta.
No tópico abaixo abordaremos sobre algumas das características que são necessárias para as profissões do futuro que abordamos aqui.
As cinco competências para as profissões digitais
Existem algumas competências que foram desenvolvidas juntamente com as novas tecnologias e que são essenciais para quem quer adentrar no mundo das novas profissões.
Abaixo abordaremos sobre essas cinco competências tão essenciais para que a destreza digital seja alcançada e as novas competências desenvolvidas.
1. Visão de negócios
Uma das novas habilidades e competências dessas profissões é possuir uma visão de negócio que consiste no entendimento interno do contexto e processo das empresas ou start up, compreendendo e ajudando no desenvolvimento mais profundo do setor.
2. Adaptabilidade
Saber atuar em variados modelos de trabalho e também entregar resultados bons mesmo em situações novas, faz com que o profissional se destaque frente ao mercado e se torne uma referência para esses novos ofícios que surgem.
3. Pensamento sistêmico
Pensar de forma correlacionada e em processos é fundamental para quem precisa resolver problemas e situações. Lembre-se que o profissional do futuro é aquele que arruma novas soluções para velhos problemas.
4. Capacidade de trabalhar em grupo
O trabalho em equipe é fundamental para que os problemas sejam resolvidos e consertados de forma mais rápida e eficiente. Quem trabalha em grupo, se destaca de forma extremamente importante.
5. Jogo de cintura político
Construir diálogos, fazer coligações internas e externas da empresa são ações muito importantes para que o profissional seja visto de forma mais completa e se desenvolva, trazendo novas oportunidades.
Assim, no presente artigo identificamos as profissões do futuro e as principais habilidades que são requeridas para o novo mundo das tecnologias, possibilitando o desenvolvimento integral dos profissionais e empresas em qualquer contexto.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.