O WhatsApp for Business percorreu um longo caminho, de um simples aplicativo de mídia social à ferramenta de negócios altamente útil.
Hoje é quase impossível uma empresa não utilizá-lo como um canal de atendimento.
A primeira plataforma foi originalmente desenvolvida como um serviço de mensagens que simplesmente mostraria aos usuários o status on-line dos outros, mostrando o número de contatos on-line, ou a última visualização no aplicativo de mensagens.
O uso do WhatsApp para negócios evoluiu desde então. Agora as empresas estão encontrando oportunidades amplas para o uso dessa popular plataforma em redes sociais.
Popularidade e recursos
Um dos usos mais conhecidos da aplicação de mensagens é para empresas.
A plataforma oferece às empresas um número de ferramentas que se podem usar para ajudá-los a se conectar com os clientes. E assim estabelecer um bom relacionamento com eles.
Algumas das principais empresas que usam esta plataforma diariamente incluem o Google, o Facebook e o Twitter.
Na verdade, não há muitas plataformas que oferecem às empresas a mesma funcionalidade.
Recursos exclusivos para empresas
As empresas podem usar o sistema de mensagens para lhes fornecer uma série de opções, além de criar contatos, visualizar e responder a mensagens, o WhatsApp para negócios, oferece muitas outras opções para enriquecer seu canal de atendimento.
Tais como: adicionar um horário de atendimento em seu perfil comercial, disponibilizar um catálogo para seus clientes, configurar mensagens de ausência, saudação, criar respostas rápidas entre muitas outras.
Tudo isso para gerenciar seus contatos comerciais de maneira muito mais fácil do que através do WhatsApp Messenger.
Novas possibilidades para aumentar as vendas
Você também pode usar a plataforma para compartilhar arquivos entre diferentes departamentos e em várias redes.
Uma das que mais se destaca é a possibilidade de usar o whatsapp web em mais de um pc simultaneamente.
Esses recursos ajudam a otimizar os ganhos, uma vez que você pode com um único número usar vários atendentes ao mesmo tempo.
Além desse recurso, as empresas estão encontrando uma grande variedade de outras maneiras de usar o WhatsApp para negócios desde sua última atualização.
A nova versão oferece vários novos recursos para as empresas. As novas funções de bate-papo agora permitem que os usuários conversem em multiplataforma inclusive podendo receber também pagamentos.
Esse novo recurso está se mostrando muito útil para empresas que têm centenas de funcionários espalhados pelo mundo e trabalham remotamente.
O WhatsApp sempre foi conhecido como uma ótima maneira de se comunicar internamente. A plataforma de mensagens é semelhante à maneira como o Facebook faz mensagens.
Com esta atualização recente, fornece uma série de soluções de negócios para pequenas e médias empresas. É fácil integrar o Whatsapp com os métodos de comunicação de força de trabalho existentes que as empresas utilizam.
Ele também dá às empresas a capacidade de enviar mensagens seguras sobre redes que elas podem não ser capazes de acessar se não usam o WhatsApp.
Um dos recursos mais populares com empresas que usam WhatsApp para negócios é a capacidade de receber notificações sobre suas atualizações e eventos de negócios.
O WhatsApp dá às empresas a capacidade de se atualizar com as últimas notícias e informações de todo o mundo.
Agora é possível obter atualizações instantâneas sobre as equipes esportivas em sua área, notícias de seus canais de televisão favoritos e até mesmo informações sobre os próximos festivais de música.
Isso dá às empresas uma visão geral em tempo real de sua situação de negócios.
WhatsApp e o lançamento de infoprodutos
Um outro recurso utilizado por empresas da área de educação online é utilizar o whatsapp para criar grupos de engajamentos e ofertas de cursos e materiais online.
Esse recurso auxilia a manter altas taxas de abertura e consequentemente conseguir melhores resultados em lançamentos.
Se você não tem muita experiência nesse segmento de negócios é muito importante contar com uma agência de lançamento com lastro de resultados.
Mensagem programadas ajudam no atendimento
O segundo uso popular para o WhatsApp é para proprietários de pequenas empresas. Muitos deles estão muito ocupados e não têm tempo para passar por todas as mensagens recebidas em seu telefone.
Quando eles usam o Whatsapp para negócios, eles podem facilmente organizar todas as suas mensagens e configurá-las em diferentes guias.
Isso significa que todas as mensagens recebidas estão em um só lugar para revisão ou leitura adicional. Isso ajuda os proprietários de pequenos negócios a se concentrarem em seu atendimento ao cliente e o que está acontecendo dentro de sua organização.
Se você estiver olhando para comercializar sua pequena empresa, a plataforma WhatsApp for Business é uma opção fantástica.
Com essas novas empresas de plataformas podem gerenciar suas comunicações de uma maneira simples. Eles podem adicionar e remover clientes, gerenciar sua equipe de atendimento ao cliente e visualizar todo o seu perfil de negócios a qualquer momento.
Se você quiser comercializar seu negócio de forma eficaz, a plataforma WhatsApp para negócios pode ajudá-lo a ficar à frente de sua concorrência.
Aproveite o espaço abaixo e compartilhe conosco sua experiência no uso do whatsapp para negócios e como ele tem lhe ajudado a vender mais.
Este artigo foi escrito por Ronan Pinho do Tudo pra Whats em parceria com a iSONEW