Como escolher a melhor impressora para o escritório

Como escolher a melhor impressora para o escritório?

Confira as nossas dicas para acertar na escolha e otimizar a rotina do seu negócio.      

Todo escritório possui uma demanda mensal de impressão, o que pressupõe a compra de uma impressora que suporte o volume de arquivos.

Além disso, outros acessórios de informática são fundamentais para otimizar a organização do local e turbinar a produtividade no dia-a-dia.

Aqui, apontaremos os principais fatores para te ajudar na escolha da impressora mais adequada à necessidade do seu escritório.

É importante procurar equipamentos que sejam acessíveis, práticos e que resolvam os problemas em relação à impressão de arquivos.

Porém, se você não entende muito sobre impressoras, este artigo é essencial para você. Afinal, existem dezenas de modelos no mercado, com opções variadas de preços, tamanhos, marcas, resoluções e funcionalidades.

Confira, abaixo, algumas dicas para escolher a melhor impressora para o seu escritório:

Volume de impressão

O fator mais importante para escolher uma impressora para o seu escritório é o volume de impressão. É importante que você calcule quantas remessas de papel são utilizadas por mês no seu negócio.

Com essa média, você pode iniciar a sua busca por equipamentos que ofereçam ciclos de impressões mensais maiores que o volume de impressão do seu escritório.

Dessa maneira, você tem uma impressora que suporta a rotina do seu negócio, garantindo durabilidade e evitando problemas como defeitos mecânicos.

Resolução dos arquivos

Outro fator fundamental para a escolha da impressora é a resolução dos arquivos. Aqui, você precisa dar uma olhada nas impressões realizadas nos últimos meses.

Assim, se é preciso imprimir imagens com muitos detalhes e cores, o ideal é que a empresa tenha uma resolução de 1200 ou, pelo menos, 600 DPI.

Agora, se os arquivos impressos são basicamente textos corridos, formulários e tabelas, é possível comprar uma impressora de resolução mais baixa para economizar na compra sem ter prejuízos posteriormente.

Formatos de papel

A sua empresa imprime arquivos em diferentes formatos de papel? É preciso utilizar papéis de diversos tipos como o papel vegetal, couchê ou fotográfico?

Responda essas perguntas para entender a necessidade do seu negócio em relação aos formatos e tipos de papel usados no dia-a-dia.

Você precisa de uma impressora que atenda às suas necessidades e isso inclui a impressão em diferentes formatos e tipos de papel.

Conexões

Com tecnologias cada vez mais avançadas, é importante comprar uma impressora que tenha conexão WiFi, bluetooth e outras funcionalidades.

Isso garante que ela esteja ligada diretamente à sua rede de dispositivos (computadores, notebooks e outros), agilizando a impressão com poucos cliques.

A tarefa das conexões sem fio é garantir a flexibilidade. Já imaginou ter de passar o dia inteiro ligando e desligando cabos?

Então, é importante escolher uma impressora com conexão sem fio para facilitar as impressões no escritório.

Velocidade de impressão

Este também é um fator a se considerar, principalmente se a sua empresa possui um alto volume mensal de impressões.

Se no dia-a-dia é preciso imprimir dezenas de páginas, se preocupar com a velocidade da impressora é fundamental para evitar problemas.

Por isso, dê uma olhada na descrição do produto para achar seu PPM (páginas por minuto), número que indica a velocidade de impressão do equipamento.

Dessa forma, você pode escolher uma impressora que suporte altos volumes de impressão sem dificuldades.

Esses são os principais fatores para avaliar na hora de comprar uma impressora para o seu escritório. Dessa maneira, você pode comprar um equipamento que não causará problemas posteriores, deixando a sua empresa na mão em momentos importantes da rotina.

Analisando esses fatores, você descobrirá a real necessidade do seu escritório e poderá comprar o equipamento com melhor custo-benefício, garantindo economia e durabilidade para otimizar a produtividade no cotidiano do escritório.