Entenda o que pode te prejudicar em uma entrevista de emprego
Quem não deseja receber um convite de entrevista de emprego na empresa dos seus sonhos? Então, esse convite pode surgir a qualquer momento!
É possível que uma pessoa mande um currículo para uma empresa hoje e seja chamada para uma entrevista daqui a três meses. O mais importante é estar pronto para a entrevista.
E para estar preparado, não basta apenas saber o que fazer para “ganhar pontos” com o recrutador, também é essencial saber o que você não deve dizer ou fazer em uma entrevista.
Separamos diversas dicas do que você não deve dizer em uma entrevista de emprego para não ser mal interpretado ou passar uma imagem ruim para o recrutador. Confira abaixo:
Não fale o que não sabe sobre a empresa!
Um erro bastante comum em entrevistas é falar informações erradas sobre a empresa na qual está concorrendo uma vaga de emprego.
É importante aprender e pesquisar sobre a empresa antes de ir fazer uma entrevista, mas também é essencial que você se limite a abordar os pontos que interessam ao recrutador.
Muitas pessoas erram quando tentam mostrar que sabem tudo sobre a empresa. Isso, além de ser inconveniente, também aumenta os riscos de errar informações, o que passa uma visão errônea de que você não conhece a empresa.
Por isso, não tente se mostrar inteirado de tudo sobre a empresa, pesquise sobre ela, guarde informações e use-as pontualmente.
Não faça muitas perguntas simples
Perguntas simples como “o que faz a empresa?”, “o que a empresa vende?”, “quem são os principais concorrentes” não devem ser feitas na entrevista de emprego. Isso mostra falta de preparo para a entrevista.
Estas são perguntas básicas, que você saberá responder se você fizer uma pesquisa simples sobre a empresa.
Então, faça uma pesquisa substancial sobre a empresa para não dar esse “furo”. Estas são questões simples, mas primordiais para chamar a atenção do recrutador e mostrar que está inteirado com a atuação da empresa no mercado.
Não use muitas gírias
Mesmo que a entrevista de emprego seja para um cargo mais informal, o ideal é que você não use muitas gírias durante a entrevista. A maioria dos recrutadores observam atentamente a linguagem do candidato à vaga.
Então, é muito importante que você não use gírias, não fale palavrões e nem expressões chulas. Obviamente, você não precisa ser exageradamente formal, buscando usar apenas palavras difíceis para chamar a atenção, mas se comporte dentro da formalidade necessária. O mais indicado é que você seja simples e direto em suas respostas.
Não invente histórias
Muitas pessoas inventam histórias profissionais para tentar chamar a atenção e demonstrar que possuem habilidades para uma vaga.
Isso é um grande erro! É importante lembrar que hoje temos internet e aplicativos de mensagem, o que torna possível verificar informações em tempo real.
Com uma simples pesquisa na internet ou mensagem no WhatsApp, o recrutador pode verificar as informações e terá a certeza de que você mentiu durante a entrevista. Isso elimina qualquer chance que você tinha de conquistar a vaga.
Não critique o seu antigo ou atual empregador
Outro erro comum em entrevistas de emprego é criticar o atual ou antigo empregador. Se você trabalhou em uma empresa que não lhe deu o suporte necessário para o trabalho, evite críticas sobre o antigo ou atual trabalho em uma entrevista de emprego.
E entender por que você não deve fazer isso é bem simples! Nenhuma empresa deseja contratar um profissional que fale mal do seu antigo trabalho, seja fazendo críticas a empresa ou algum colega de trabalho.
Mesmo que você tenha tido problemas no seu trabalho anterior, em uma entrevista de emprego evite falar mal. Busque focar nas experiências positivas que você teve no período em que trabalhou na empresa, assim você mostra que o seu foco profissional é trabalhar em prol do seu desenvolvimento e do crescimento da empresa.
Não interrompa o entrevistador
Por ansiedade em querer mostrar a sua capacidade profissional, muitas pessoas acabam falando demais durante uma entrevista de emprego e com isso interrompem continuamente o recrutador. Essa é uma forma de acabar com as chances de conseguir um emprego.
Saber controlar a ansiedade durante a entrevista é muito importante. É importante entender que em uma entrevista de emprego é o recrutador que conduz o ritmo. Então, o ideal é que você só fale quando for perguntado.
Dessa forma, você pode fazer as pontuações necessárias sem precisar interrompê-lo. Assim, a entrevista flui normalmente e no decorrer do encontro você terá a oportunidade de falar sobre suas experiências e chamar a atenção do recrutador.
Estas são dicas essenciais para ir bem em uma entrevista de emprego. Saber dosar a fala é muito importante para passar uma boa impressão e aumentar as chances de conquistar a vaga de emprego.
Siga as nossas dicas para conseguir ter sucesso em suas próximas entrevistas e garantir a sua recolocação no mercado de trabalho.