Aprenda a reconhecer os sinais desse tipo de situação e saiba como evitar que isso aconteça em suas reuniões.
Reuniões de trabalho são eventos comuns dentro de uma empresa e acontecem por motivos diferentes e nas mais diferentes situações.
Elas podem acontecer para tomadas de decisões, apresentações de ideias, desenvolvimentos de projetos, entre outros. E, seja qual for o tema, comunicar com clareza qual é o tema em debate é um dos objetivos principais de todo tipo de reunião.
Por isso, quando um profissional deve falar em uma reunião, ele precisa se fazer entender. Usando bem as palavras, os gestos, os sons e os sinais, para que a linguagem corporal e verbal expressadas digam exatamente o que elas querem dizer.
Deste modo, saber articular, ser preciso, usar argumentos de qualidade, utilizar imagens, (entre outros recursos que enriqueçam a experiência), são alguns aspectos que facilitam a compreensão de todos aqueles que participam da reunião.
A verdade é que todo locutor precisa saber se o seu interlocutor “entendeu o recado”, se a sua comunicação é simples e está sendo compreendida, pois quando isso não acontece, ele desperdiça o seu tempo e o tempo dos outros, entre outras consequências negativas.
Mas, como saber se você está sendo mal interpretado durante uma reunião?
Analisando os sinais! Descubra agora quais são eles e como evitar essa interpretação equivocada da sua fala. Aproveite e boa leitura!
Sinais de que você está sendo mal interpretado
A comunicação faz parte de nós. Já nascemos falando alguma coisa, quer dizer, berrando alguma coisa. Mas é a nossa comunicação, é o nosso jeito de dizer “estamos bem, estamos vivos”.
Mesmo assim, mesmo sendo algo tão genuinamente humano se comunicar, quando o assunto é falar coisas importantes para pessoas importantes (funcionários, líderes, gestores, investidores,clientes,etc) a comunicação acaba não sendo algo tão natural assim.
Sendo assim, se você quer se expressar bem, quer atingir seus objetivos em uma reunião, você precisa prestar atenção nos sinais que as pessoas que participam dão, porque isso é comunicação, é assim que você saberá se está sendo bem ou mal interpretado.
Logo abaixo, listamos alguns dos sinais mais comuns que as pessoas podem dar caso não estejam interpretando você direito. Confira!
As pessoas pedem constantemente para você repetir o que disse
Se você está em uma reunião de trabalho e a sua audiência pede constantemente para você repetir o que disse é porque não está havendo clareza em sua comunicação.
Isso pode acontecer por não usar os argumentos corretos, por falar muito baixo, por pronunciar as palavras errado, por falar rápido entre outras razões.
Ninguém responde às suas perguntas
Comunicar é um processo que exige sempre outra (s) pessoa (s), isso porque comunicar é o ato de falar e de ouvir.
Assim, para a sua comunicação ser efetiva, o outro precisa falar também. Se em meio a uma conversa você faz perguntas e ninguém responde, basicamente é porque ninguém entendeu você.
Talvez você não tenha deixado claro para quem a pergunta foi direcionada, talvez ninguém entendeu suas explicações, talvez não estejam prestando atenção. O fato é que, não haver uma resposta é uma resposta. Resposta de que você não está sendo bem interpretado.
Os resultados das reuniões não são positivos
Toda reunião tem um objetivo e se ele não é atingido, significa que não houve uma interpretação correta sobre o que precisava ser feito.
Uma reunião de treinamento, que visa determinar as tarefas que precisam ser realizadas de maneira eficiente, deve ter como resultado as tarefas sendo realizadas de maneira eficiente. Se isso não acontecer, o resultado da reunião não foi positivo, provavelmente porque você foi mal interpretado.
As pessoas não prestam atenção em você
Nem sempre reuniões são prazerosas, muitas vezes os assuntos abordados são complexos, demandam muita dedicação para serem resolvidos e fazer com que prestem atenção é primordial para que você seja bem interpretado.
Pensando assim, se enquanto você se comunica um olha para o celular e o outro olha pela janela, o processo de compreensão será afetado. Não dá para interpretar bem algo que não se presta atenção.
Auto-Percepção: Como você se sente ao final de uma reunião
Não é somente outras pessoas que dão sinais de que você está sendo (ou foi) mal interpretado em uma reunião. Você próprio também dá alguns sinais, e frustração é um deles.
A maneira como você se sente em relação a uma situação de falar em público é um bom medidor para saber se você está sendo mal interpretado.
Sua mente sabe reconhecer as situações desconfortáveis e se você não fica satisfeito com o modo que as coisas ocorreram, pode ser porque não interpretaram bem o seu propósito.
No entanto, saiba reconhecer se você não está sendo só exigente demais consigo mesmo e inseguro. Por isso é importante buscar feedbacks que comprovem ou não esse sentimento de frustração. E é só assim também que você pode corrigir o que deu errado e melhorar.
Como você pode evitar ser mal interpretado em uma reunião?
Em primeiro lugar, antes de começar uma reunião, é preciso estar preparado para discutir as questões que são do interesse da pauta, entre outras questões que possam surgir relacionadas ao assunto.
Interaja com as presentes
Outro ponto fundamental: entenda que interação é importante. É preciso além de falar para o outro, falar com o outro.
Dessa forma, estimule que as pessoas desenvolvam suas observações pessoais, dê espaço e procure compreender o que está sendo dito. Você deve interpretar bem o que dizem do mesmo modo que quer ser bem interpretado.
Se interesse por essas pessoas, tenha empatia por elas e por seus problemas e você criará uma relação de cumplicidade, e isso facilita as coisas.
Seja autêntico
Seja você mesmo! Haja com naturalidade, procure ser sempre o mais sincero possível. Você não deve tentar parecer algo ou alguém que não é, imitando o jeito de outra pessoa, forçando um traço de personalidade que não tem.
Porque personagens assim não se sustentam por muito tempo, a não ser que você seja um ótimo ator.
Claramente que, se existem características suas que podem impedir uma comunicação fluida, por exemplo timidez em excesso, tiques de fala, maneiríssimos como gírias, você deve amenizá-las e deve impedir que elas atrapalhem seu desenvolvimento de ideias e o ritmo da conversa.
Mas, nunca perca a sua essência, pois é ela que fará com que a sua fala seja realmente ouvida.
Vá direto ao assunto
Não faça rodeios, tenha objetividade e evite o excesso de brincadeiras e intimidades desnecessárias.
Você precisa descontrair o ambiente, ser uma pessoa agradável, mostrar que conhece as pessoas, mas “ficar enchendo linguiça” ou forçando amizades colabora muito para que as pessoas não interpretem corretamente o seu propósito com a reunião.
E mesmo que você não tenha nascido com o dom da oratória, com dedicação você conseguirá tornar sua comunicação mais assertiva.
Pratique em frente ao espelho quantas vezes for preciso e esteja seguro de que é capaz de fazer com que as pessoas interpretem você corretamente.