Um software de CRM é muito utilizado pelas empresas para atrair e manter clientes. Entretanto, esse sistema também serve para gerenciar os ativos mais importantes de qualquer negócio.
Nesse caso, são os funcionários. São eles os responsáveis por realizarem as tarefas do dia e pelo crescimento de um empreendimento.
Por isso, é tão importante gerenciar uma equipe de colaboradores como se administra uma carteira de clientes. Essa, sem dúvida, é uma das melhores decisões que qualquer empresa pode ter.
O que muitos ainda desconhecem são os benefícios de um software CRM para o setor de RH.
Com ele, em vez de uma empresa administrar o capital financeiro, ela gerencia o capital humano. Assim, um negócio consegue se aproximar ainda mais de seus funcionários, assim como faz com seus clientes.
A missão é ir muito além da relação empregado-patrão. O objetivo é fazer com que os colaboradores tenham uma ligação emocional com a companhia que eles prestam serviços.
Ao utilizar um software CRM para o setor de RH, a empresa pode contar com um banco de dados repleto de informações.
Por meio desses dados, é possível compreender as necessidades, as dificuldades e também o que agrada os funcionários.
Com isso, a companhia tem condições de elaborar estratégias de endomarketing, por exemplo, baseada em informações confiáveis e mensuráveis, enviadas pelos próprios empregados.
Tarefas que um software CRM permite realizar em conjunto ao RH
Por meio da integração com outros softwares de gestão, o RH pode realizar as seguintes tarefas a partir de um CRM:
Alertas – Esses alertas são gerados sobretudo quando algum colaborador tem alguma tarefa para fazer. Se a empresa realizar uma pesquisa interna, por exemplo, o CRM pode disparar um e-mail para esses funcionários e alertá-los de que esse compromisso necessita ser finalizado.
Boas-vindas – Imagine que a sua empresa tenha milhares de funcionários. Nesses casos, é normal que a empresa envie uma mensagem para que todos possam receber bem os novos contratados. Por outro lado, há companhias que fazem contratações diárias. Por isso, o uso de um software de CRM facilita a rotina do profissional de RH. Afinal, por meio da automação de marketing, sua empresa pode montar um e-mail de boas-vindas padrão e enviá-lo sempre que um funcionário novo for contratado.
Agendamento de reuniões – Um gestor pode organizar reuniões, tanto online como presencial, a partir de um envio de uma notificação a partir do CRM. Basta que ele informe o horário e onde será realizado o encontro.
Gerenciamento de perfis – Uma empresa com centenas de funcionários tem os mais diferentes perfis de colaboradores. Por vezes, pode ser complicado organizar as informações sobre eles. Com o CRM esse trabalho é facilitado. Afinal, eles mesmos podem atualizar esses dados diretamente do software sempre que houver alguma necessidade.
Férias – No software o funcionário também pode pedir ou informar sobre a retirada de férias. Quando ele faz esse procedimento por meio de uma ferramenta CRM, o gestor automaticamente recebe essa informação. Nesse caso, ele pode conferir, e aprovar ou reprovar a solicitação do colaborador, de acordo com a necessidade da empresa.
Contracheque – Não há mais necessidade do RH imprimir o contracheque dos funcionários. Basta que eles realizem a integração do CRM com o banco de dados da empresa para que essa informação seja enviada automaticamente para o e-mail de cada contratado.
Relatório de desempenho dos funcionários – Toda empresa necessita avaliar o desempenho de seus funcionários. Caso a companhia tenha milhares deles, esse trabalho se tornará ainda mais complexo. Com o apoio do CRM, o RH tem condições de criar relatórios completos sobre a atuação desses colaboradores. Por meio deles, os gestores podem avaliar como eles se saem no dia a dia, e o que eles podem fazer para melhorar a produtividade de cada membro da equipe.
Como vantagem, o CRM concentra todas essas informações em uma única plataforma. Dessa forma, os profissionais de RH não têm a necessidade de pular de um software para outro.
O que permite ganho de tempo e uma avaliação mais justa do funcionário. Afinal, os gestores conseguem acessar um panorama sobre os pontos positivos e negativos de cada empregado.
Gestão da folha de pagamento – Esse é um dos processos mais sensíveis e com maiores chances de gerar problemas dentro de um RH. Por isso, para gerenciar a folha de pagamento, o CRM funciona tão bem. Todas essas guias de pagamentos são administradas com facilidade. Além disso, é possível gerenciar dados como
- Horas extras,
- Descontos,
- Benefícios,
- Entre outras informações.
Basta que você realize a integração do CRM com alguma plataforma de contabilidade. Para empresas que já utilizam essa solução, os ganhos são notáveis. A começar pelo maior controle do que será pago para cada colaborador.
Portanto, não deixe de apoiar o seu time de RH ao contratar um software CRM. Você vai conferir como eles irão trabalhar melhor e com muito mais eficiência.
Além disso, essa plataforma permite que você agilize diversos processos internos de sua empresa.