Quem tem um estabelecimento comercial sabe da importância de uma fachada bonita e atrativa. Afinal, a aparência é muito importante para atrair clientes e fechar mais negócios.
Por isso, as placas de ACM – ou alumínio composto – são um dos materiais mais utilizados, uma vez que têm ótima aparência e conservam a beleza original por muito mais tempo do que outros revestimentos ou pinturas.
O produto consiste na junção de uma chapa de polietileno revestida por duas de alumínio, com pintura externa em poliéster, o que confere ao material um aspecto brilhante, com cores vivas e acabamento refinado.
Essa composição faz com que o material seja, ao mesmo tempo, leve e resistente, o que garante boa vida útil das chapas de alumínio composto.
Além de fachadas comerciais, o ACM pode ser encontrado em painéis publicitários, totens e peças de decoração e comunicação visual, e pode ser incrementado com iluminação em led e recortes diferenciados e criativos.
A seguir, saiba mais sobre esse material, como instalá-lo e fazer sua manutenção e limpeza.
Como fazer a instalação do ACM?
A instalação do ACM é bastante simples e até mesmo rápida. Entretanto, para garantir um acabamento impecável e a durabilidade das peças, é preciso preparar o local onde as chapas serão aplicadas.
O cuidado com a escolha do material começa na hora da compra, que deve ser feita com uma empresa de confiança, que garanta entrega eficiente, materiais de qualidade e instalação adequada, feita por profissionais especializados.
Isso porque, embora o material seja bastante resistente a intempéries, sua má colocação e manuseio podem danificar as placas, fazendo com que a durabilidade e qualidades estéticas sejam comprometidas.
Para escolher adequadamente e garantir que os painéis de ACM sejam montados nas dimensões corretas, é preciso medir o espaço cuidadosamente, garantindo que as placas se encaixem perfeitamente, sem deixar vãos ou sobras.
Também é altamente recomendável levar as placas para o local apenas no momento da instalação, para evitar que as peças se quebrem ou sofram qualquer tipo de dano.
O armazenamento do ACM deve ser feito na posição horizontal e em local totalmente plano. Assim, as chapas não entortam e nem ficam inutilizáveis. O material vem envolto em um filme protetor, que apenas deve ser retirado após a instalação.
O primeiro passo para fixação das chapas é a preparação das estruturas auxiliares, que são feitas de alumínio e montadas de acordo com cada projeto.
Essas estruturas precisam ser montadas de forma nivelada e plana para garantir o bom encaixe das peças de ACM. Portanto, se houver algum grande desnível na fachada, é interessante corrigi-lo antes de dar início à instalação.
A primeira peça da estrutura auxiliar a ser fixada são os chumbadores, presos com parafusos adequados para aguentar o peso das peças de forma adequada. Em seguida, a estrutura de alumínio, que lembra uma grade, é encaixada e parafusada.
Para assegurar que a montagem foi feita corretamente, o profissional responsável pela montagem deve fazer a correção de prumo e nível antes de partir para o próximo passo.
A segunda etapa da montagem dos painéis de ACM é a colocação das placas, que já vêm devidamente usinadas e refiladas na fábrica, chegando à obra prontas para uso.
Deve-se limpar as chapas para garantir a boa aderência da fita dupla face que será utilizada. Recomenda-se utilizar álcool isopropílico e um pano seco para remover o excesso de produto.
Após a primeira limpeza, utiliza-se um produto próprio para aumentar a adesão do material e garantir que fique devidamente preso à estrutura auxiliar, que deve ser limpa utilizando o mesmo processo de limpeza dupla.
É importante lembrar que todos esses passos somente devem ser feitos por um profissional experiente, que tenha condições de realizar os procedimentos de maneira correta e segura, evitando acidentes e danos às peças.
O montador deve utilizar equipamento de proteção individual (EPIs), como óculos e luvas, durante todo o processo de instalação.
Com a limpeza finalizada, a fita dupla face é colada nas chapas e é passado um rolo adequado em cima do adesivo para assegurar a boa colagem.
Em seguida, o profissional deve posicionar as placas corretamente na estrutura auxiliar, retirar a fita dupla face e fazer a colagem, sempre pressionando as placas para uma boa adesão.
Após esse processo, as peças devem ser protegidas com material adequado, pois o próximo passo é a aplicação de silicone para perfeita vedação. O produto deve ser injetado na junta de dilatação que fica entre uma placa e outra e espatulado para melhor acabamento.
Em seguida, a fita de proteção deve ser removida imediatamente e, somente depois de finalizado todo o processo é que deve ser retirado o filme protetor.
Como realizar limpeza e manutenção das peças?
Uma grande vantagem dos painéis de ACM é que a necessidade de manutenção é bastante baixa e a maior preocupação é com a limpeza, que é muito simples de ser feita.
Para limpar as chapas de alumínio composto basta utilizar água e detergente neutro. Molhe as placas e aplique a solução em movimentos circulares, com o auxílio de um esfregão, pano ou bucha macia, com cuidado para não riscar.
Enxague utilizando mangueira normal ou lavadora de alta pressão e seque imediatamente para evitar manchas. A secagem pode ser feita utilizando um pano macio de algodão limpo, também em movimentos circulares.
Em locais mais amplos e altos, em que a limpeza não possa ser feita manualmente, o recomendado é contratar empresas especializadas, que utilizam equipamentos próprios para alcançar pontos de difícil acesso.
Para limpezas mais pesadas, jamais utilize produtos abrasivos ou alcalinos, pois estes danificam as placas. O ideal nesses casos é aplicar álcool isopropílico, que remove resíduos difíceis de forma mais suave.
Com relação à frequência de limpeza, o intervalo de tempo vai depender de onde as placas estão instaladas.
Em ambientes internos, o recomendável é fazer a lavagem de 3 em 3 meses. Já em locais externos, com mais poeira e poluição, a frequência pode ser de até uma vez por mês.
Desse modo, as chapas de ACM terão sua beleza conservada por mais tempo e a fachada de seu estabelecimento com certeza irá se destacar das outras ao redor.
Em caso de dúvidas, consulte sempre uma empresa especializada e siga as recomendações do fabricante.