O policarbonato é um termoplástico maleável, leve, resistente à variação de temperatura, impactos e com ótima transmissão de luminosidade.
Por essas características, é muito comum encontrarmos esse material em diversas áreas, como na indústria, engenharia, arquitetura, design, e em peças de decoração que ganham um toque ainda mais criativo, divertido e moderno com o uso desse termoplástico.
Existem três tipos de policarbonato disponíveis no mercado e todos eles são comercializados no formato de chapas, que podem ser termoformadas para o uso desejado.
Dentre eles, o tipo mais nobre é o policarbonato compacto que, por conta de sua transparência, resistência e excelente acabamento, é um ótimo substituto para o vidro e para o acrílico em diversas aplicações.
A seguir, você conhecerá mais sobre esse material, suas características, usos e vantagens que comprovam que o policarbonato compacto pode ser a melhor opção para seu projeto. Confira!
Como reconhecer o policarbonato compacto
Diferente das versões alveolar (Twall) e corrugada, o policarbonato compacto tem superfície totalmente lisa, sendo um termoplástico maciço, sem emendas, com grande qualidade óptica e transmissão de luz, que chega a 89% na cor cristal.
A espessura das chapas de policarbonato varia entre 1mm e 10mm, dependendo a escolha do tipo do projeto em que o material será utilizado.
Além da versão cristal, podemos encontrar o termoplástico em diversas cores, cada uma com diferentes índices de transmissão de luz de acordo com o seguinte parâmetro:
- Verde – 78%;
- Bronze – 52%;
- Azul e branco leitoso – 29%;
- Fumê e cinza reflexivo – 22%.
Onde utilizar policarbonato compacto?
O policarbonato compacto pode ser empregado em diversos espaços, como na confecção de clarabóias, displays de comunicação visual interna, domus, peças técnicas, toldos, pergolados, luminosos e passarelas.
Também é possível utilizar o material para o enclausuramento de máquinas e na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs), como escudos anti-tumulto, óculos e viseiras de capacete.
Entretanto, o local mais comum em que encontramos o policarbonato compacto em nosso dia a dia é na montagem de coberturas e fechamentos laterais de espaços em que se deseje proteger determinada área, sem dispensar sua luminosidade natural.
Nesses casos, recomenda-se que a espessura mínima das chapas compactas seja de 3 mm, para garantir a segurança da instalação.
Quais as vantagens do material?
Uma gama tão extensa de aplicações do policarbonato compacto pode ser explicada por diversos fatores, sendo os principais sua leveza e resistência.
O termoplástico chega a ser 50% mais leve que o vidro, tendo assim impacto muito menor na estrutura do local de instalação, ainda que este apresente restrições quanto ao peso.
Com relação à resistência, o policarbonato compacto pode aguentar cerca de 250 vezes mais impacto do que o vidro comum e de 30 a 40 vezes mais do que o acrílico.
O material também aguenta ser submetido à variação de temperatura (entre -30 ºC 120 ºC) e exposto a intempéries, como chuvas fortes, umidade, maresia e vento, mesmo que por um período longo de tempo.
Além disso, as chapas de policarbonato não propagam chamas no caso de incêndio e nem estilhaços se houver uma quebra, o que torna seu uso muito seguro e adequado para locais em que o fluxo de pessoas é grande e contínuo.
Não podemos deixar de citar também a proteção contra raios UV aplicada às placas.
Além de aumentar a vida útil do material e evitar seu amarelamento com o tempo, o tratamento UV contribui para uma menor incidência desse fator, que é extremamente prejudicial para a saúde dos seres humanos.
Por fim, é importante ressaltar que falar em policarbonato é falar em economia. Por proporcionar uma boa passagem de luz, é possível utilizar o material para manter a claridade natural dos ambientes e, assim, economizar energia elétrica.
O policarbonato compacto também oferece grande conforto térmico, uma vez que tem baixa condutibilidade de calor, permitindo a entrada de luz solar nos ambientes sem gerar uma sensação de abafamento, reduzindo a necessidade de uso do ar condicionado.
Limpeza e manutenção
Diferente de outras soluções populares no mercado, o policarbonato não exige constantes manutenções, sendo necessário apenas cuidar de sua limpeza periódica.
Para remover poeira e outras sujeiras leves, é só utilizar uma mistura de água e detergente neutro, que deve ser aplicada com o auxílio de esponja macia ou pano 100% algodão.
Caso seja necessário realizar uma limpeza mais pesada, é só utilizar álcool isopropílico aplicado com um pano macio, que fará com que a superfície adquira novamente sua beleza inicial.
No caso de coberturas em policarbonato, recomenda-se realizar a limpeza com sabão neutro e água corrente, de preferência com o auxílio de máquina de jato para maior pressão.
Também é recomendado evitar realizar a limpeza em dias muito quentes, pois as altas temperaturas e o sol forte ressecam a sujeira, que fica ainda mais grudada ao material.
Além disso, o sabão utilizado pode secar rápido, gerando manchas na superfície e dificultando a limpeza.
Vale ressaltar que produtos abrasivos, ácidos ou à base de amoníaco devem ser mantidos longe da chapa, para não ocasionar danos e prejudicar a vida útil do policarbonato.
Bom, depois de observar todas as vantagens e aprender essas dicas simples para preservar as peças por mais tempo, com certeza você já deve estar convencido de que o policarbonato compacto é uma excelente solução
Para empregá-lo em seu projeto, busque um fornecedor de confiança e faça a aquisição das chapas deste termoplástico tão versátil.