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Chatbots: usos nas empresas, impactos e como criar

O uso de chatbots nas empresas mostra como a evolução da tecnologia em ambientes corporativos otimiza os negócios e os processos de uma organização. 

Também chamado de assistente virtual, o chatbot promove atendimentos de qualidade, agiliza rotinas, melhora o controle do marketing sob o comportamento do usuário e oferece muitas outras vantagens para a organização em qualquer setor. 

Veja, neste artigo, como essa tecnologia com Inteligência Artificial pode ser desenvolvida para que seus processos sejam mais ágeis, humanizados e personalizados — desde demandas internas até  a comunicação com o público. 

O que são chatbots?

Um chatbot é um sistema conversacional desenvolvido para executar tarefas de atendimento, triagem de solicitações, atualizações de status e outras demandas de automação. 

Apesar de sua utilização ser muito comum em chats de atendimento em sites, essa tecnologia vai muito além nas empresas. Os assistentes podem atuar desde o marketing até o financeiro de uma organização. 

Um chatbot pode ser treinado com Inteligência Artificial, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso. Além disso, esse software tem o propósito de melhorar e descentralizar as operações.

Então, com eles, gerencie fluxos de conversas com facilidade, encante o consumidor com respostas rápidas e integre o programa a diversos canais de comunicação.

Por ser uma interface comunicacional que conversa através de robôs, a plataforma inteligente pode ser personalizada para entender e trocar com o usuário simulando a linguagem humana.

Assim, as trocas de mensagens são fluidas e ocorrem de acordo com o perfil de seu consumidor.

Portanto, empresas ganham ao implementar esse sistema em sua rotina e o uso de chatbots acontece sem dificuldades para aprimorar os processos de seu negócio. Veja a seguir como viabilizar esse uso com sucesso.

Possibilidades de uso dos chatbots nas empresas

São muitas as possibilidades de uso dos chatbots nas empresas, sendo principalmente no contato com o cliente. 

Conheça algumas outras aplicações e seus impactos nos processos. 

Financeiro

Um chatbot financeiro pode atuar desde a atualização de informações de clientes até envio de boletos e alertas de vencimentos. Isso pode ser feito até mesmo por meio da integração com outros aplicativos, como WhatsApp. 

Ou seja, não é necessário que um atendente humano ocupe seu tempo fazendo atividades mecânicas as quais os assistentes virtuais conseguem ajudar.

A renegociação de vencimentos e outras tarefas importantes para a saúde financeira da empresa são automatizadas, assim como o envio de notificações de pendências.

Marketing

A geração e qualificação de leads no marketing são atividades que podem ser facilitadas com a automação do chatbot.

O time de aquisição, com o uso de chatbots, consegue reter leads por meio de contatos pelo chat do site e o marketing obtém mais informações do consumidor, qualificando sua comunicação com ele.

Logo, o diálogo com os clientes é mais direcionado e a empresa conhece melhor quem é seu público, agindo de forma personalizada e sabendo de suas necessidades e perfis.

Além disso, toda a nutrição e segmentação de leads também pode ser feita por um chatbot — como substituição aos formulários e e-mail marketing. 

Vendas

As estratégias de abordagem e comunicação para vendas ganham com o impacto positivo da comunicação feita pelo chatbot.

Realize ações personalizadas com automação, oferecendo produtos e serviços construindo um diálogo envolvente e humanizado para solucionar solicitações de clientes e leads. Essa é uma forma de estar presente onde os clientes estão. 

RH

Você sabia que chatbots auxiliam inclusive na área de Recrutamento das empresas?

O funcionamento da inteligência artificial forma uma base de dados em que o assistente virtual atua em processos seletivos, facilitando a escolha de candidatos.

Assim, um chatbot pode: 

  • redução de custos, eliminando trabalhos manuais desnecessários;
  • escalabilidade, aumentando a agilidade de processos seletivos;
  • personalização, automatizando a escolha de acordo com o perfil da empresa;

Nesse sentido, um chatbot no RH pode atuar desde o onboarding até a coleta de feedbacks e agendamento de reuniões. 

É possível fazer previsões, verificar pré-requisitos e experiências dos candidatos com sucesso por meio desse sistema inteligente.

Identifique o que pode ser automatizado no setor RH e aproveite suas vantagens para personalizar e tornar os processos mais dinâmicos.

Os algoritmos analisam as qualidades importantes para a sua empresa e presentes em currículos desse modo digital, com a ajuda da tecnologia.

Pesquisas

As pesquisas automatizadas são outro uso de chatbots para colher dados de satisfação dos clientes, informações reais lidando com opiniões do usuário e realizando análises cruciais para o crescimento do negócio.

Faça questionários que podem ser respondidos a qualquer hora do dia, facilitando as respostas dadas pelos usuários e sendo enviadas por diversos canais de comunicação.

Assim, lide com gestão de crises e a implantação de novidades conhecendo a opinião de seu público enquanto automatiza modelos de sucesso para usar essa ferramenta importante.

Dessa forma, as pesquisas se tornam mais eficientes e ainda estreitam a relação com seu cliente.

Análise de dados

As métricas e a qualificação de sua base de dados ajudam a empresa a evoluir em seu mercado.

Ou seja, tenha informações qualificadas de seu público e avalie o comportamento dos consumidores com essa tecnologia, mensurando resultados e a qualidade dos diálogos estabelecidos pelo bot.

Um chatbot com Inteligência Artificial compreende os diversos cenários apresentados e proporciona a avaliação de métricas nos setores em que ele foi implementado, automatizando a comunicação sem perder a humanização no contato com seus clientes.

Logo, analise as taxas de acerto, satisfação, autoatendimento e demais que forem importantes para o crescimento do negócio.

Como criar um chatbot para minha empresa?

Agora que você já sabe como automatizar e digitalizar diversos setores de sua empresa com o uso de chatbots, entenda como desenvolver a ferramenta.

É preciso contratar uma plataforma para a criação de chatbots e a automação da comunicação de seu negócio.

Então, priorize ferramentas que funcionem de forma intuitiva, planejando quais os objetivos do bot e necessidades que ele irá atender.

A partir disso, construa fluxos de conversa em diversos canais de comunicação com escalabilidade, personalização e tenha sucesso na forma de se comunicar com seu público.

O uso de chatbots revoluciona e moderniza empresas de diversos segmentos, aproveite e seja a próxima a ter acesso a essa tecnologia.