No Brasil, a leitura não é muito comum, justamente porque os brasileiros não têm esse hábito.
A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os estudantes a ler, porque a maioria dos jovens não gosta de ler, e a leitura é indispensável hoje em dia, porque através dela adquirimos conhecimento e informações sobre tudo.
É ainda pior com a literatura, porque as obras literárias não são fáceis de entender por causa do tempo em que foram escritas, tendo diversas mensagens muito boas.
A literatura nos mostra como as coisas costumavam ser, ou seja, os problemas que estavam ocorrendo na sociedade na época em que foi escrita, ou seja, os autores a escreverem para que a sociedade pudesse refletir sobre a situação e mudá-la. Por esta razão, a literatura foi um componente presente nos testes Vestibulares, pois não só fornece conhecimento sobre o tempo em que foi escrita, mas também nos faz pensar sobre o presente.
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA LITERATURA
No Brasil, a leitura não é muito comum, justamente porque os brasileiros não têm esse hábito.
A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os estudantes a ler, porque a maioria dos jovens não gosta de ler, e a leitura é indispensável hoje em dia, porque através dela adquirimos conhecimento e informações sobre tudo.
É ainda pior com a literatura, porque as obras literárias não são fáceis de entender por causa do tempo em que foram escritas.
A literatura nos mostra como as coisas costumavam ser, ou seja, os problemas que ocorriam na sociedade no momento em que foi escrita, ou seja, os autores a escreverem para que todos possam pensar. Por esta razão, literatura brasileira é um componente mais atual dos testes vestibulares, pois não só fornece conhecimento sobre o tempo em que foi escrita, mas também nos faz pensar sobre o presente.
Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de história, um bom exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na história como na geografia, e as obras literárias mostram isso; alguns autores escreveram sobre a escravidão.
As obras literárias mais comuns nos exames de ingresso em universidades são:
- O cortiço, Aluísio de Azevedo;
- Vidas secas, Graciliano Ramos;
- Noite na Taverna, Alvares de Azevedo;
- Senhora”, José de Alencar
A literatura no Brasil está indissociavelmente ligada à literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda a produção literária foi submetida ao pensamento português.
Desde o período romântico, nossa literatura se emancipava, ganhava sua autonomia e criava suas próprias expressões literárias. Para facilitar o estudo de nossa literatura, ela foi didaticamente dividida nas chamadas escolas literárias:
- Quinhentismo (1500 – 1601)
- Barroco (1601 – 1728)
- Arcadianismo (1768 – 1836)
- Romantismo (1836 – 1881)
- Realismo e naturalismo (1881 – 1922)
- Parnasoísmo (1882 – 1922)
- Simbolismo (1893 – 1922)
- Pré-modernismo (1902 – 1922)
O modernismo (e suas outras correntes que influenciam a literatura contemporânea).
Cada uma das escolas literárias tem características temáticas particulares, e seus textos e autores são semelhantes em estilo e ideologia. Nesta seção você encontrará as características específicas de cada corrente literária, assim como os escritores mais importantes da literatura brasileira. Aproveite seus estudos e boa sorte com sua leitura!