Se você não sabe, saberá agora… Existe uma lei de segurança para eventos. Ela é uma lei que regulamentou os parâmetros para que haja uma determinada quantidade mínima de profissionais envolvidos em um evento.
Ela está na Portaria da Polícia Federal 3.233/2012. Se você já foi em um Show, certamente deve ter pensado no trabalho que aquilo tudo teve para acontecer, não é mesmo? O planejamento total, desde a segurança até a limpeza é minucioso.
Para que o evento aconteça, será necessário que o fornecedor que irá prestar o serviço se encaixe em todos os critérios desta portaria. Se você deseja saber como funciona ela, iremos apresentar abaixo o principal ponto dessa legislação.
Como funciona a segurança em eventos?
Para que haja segurança em um evento, certamente deve se contratar o serviço de uma empresa de vigilância patrimonial. Se possível for, uma empresa local experiente deverá desempenhar esse papel, com todo um pessoal na equipe habilitado para trabalhar.
Vale lembrar que não só internamente no evento, mas a equipe de segurança deverá estar presente também fora dos limites do imóvel. E uma equipe assim, deverá estar presente nos seguintes tipos de eventos:
- Esportivos;
- Sociais;
- Shows;
- Etc…
Sendo assim, uma empresa qualificada no tipo de evento deverá ser contratada. E todos os trabalhadores da segurança deverão comprovar ter o curso de vigilante de acordo com o descrito na Portaria 3.233/2012.
Procure também, implementar no seu evento, o sistema de segurança de identificação por pulseira de tecido. Ele irá ajudar a saber quem são os funcionários e quem é os participantes do evento, desde a equipe de segurança até os usuários.
Obrigatoriedades da lei sobre segurança em eventos
Esta portaria deverá ser aplicada em eventos de grande porte, como os de 3 mil ou mais pessoas reunidas. Sendo assim, é obrigatório que haja a contratação de vigilantes especializados em segurança de grandes eventos.
A depender do estado Brasileiro, há uma legislação específica que determina qual é a quantidade mínima de vigilantes versus o número de pessoas presentes no evento. Um exemplo no estado de São Paulo é a cidade de Ribeirão Preto.
Lá, há uma lei municipal que determina que em eventos grandes, a cada 200 pessoas, será necessário no mínimo 1 segurança. Se o evento tiver 3 mil pessoas, deverá ter no mínimo 15 seguranças de vigia no evento do começo ao fim.
Sendo assim, quando for avaliar a questão de segurança do seu evento, procure analisar qual as diretrizes impostas pela legislação municipal local, depois estadual e por fim federal.
Qual a quantidade de seguranças por pessoa em eventos?
Em geral, o número ideal de pessoas na vigilância de um evento é de cerca de 2% do número de participantes. Sendo assim, a cada 100 pessoas, é necessário ter 2 seguranças no mínimo. Porém, dependendo da ocasião, porte e tipo de evento, a necessidade irá aumentar.
Isso ocorre principalmente em locais onde há o consumo de álcool. Sendo o ideal que o número de profissionais contratados para fazer a segurança dobre, sendo aumentado para 4% do número de participantes.
Não esqueça de contratar um número mínimo de 0,5% de profissionais femininas para a revista de mulheres. Caso haja a participação de uma personalidade pública no evento, procure aumentar a segurança pessoal, para evitar assédios e agressões a elas.
Valores médio do serviço
Se você for contratar uma equipe de segurança para o seu evento, é recomendado que você procure analisar se os trabalhadores são qualificados. O preço pode enganar muita das vezes, e irá variar muito a depender do acordo e condições fechadas entre a empresa e você.
Os valores encontrados no mercado mais baixos atualmente nas capitais é de R$ 50 reais por profissional para trabalhar 6 horas. Porém, empresas mais conhecidas com pessoal treinado, poderá pedir cerca de R$ 75 reais para cada segurança.
Como encontrar uma boa empresa?
Se você for contratar a segurança do seu evento de forma terceirizada, procure uma empresa que esteja dentro da legislação, com profissionais registrados e qualificados. Infelizmente, caso você contrate uma empresa com um segurança mal preparado, poderá acabar com a sua empresa ou marca.
Procure sempre escolher uma empresa terceirizada por meio de indicação de outras pessoas ou empresários, isso poderá te ajudar bastante. Outra dica é que você não deverá pedir indicações a outros parceiros do seu evento, como os da limpeza ou de buffet.
A contratação de uma empresa de segurança é algo sério, se mal-feita, poderá te levar para trás das grandes… Tome cuidado…