Embalagens, sejam embalagens de alimentos, embalagens de cosméticos, embalagens eletrônicas ou embalagens de uma peça de roupa, tem um propósito pelo qual está lá.
Reserve um momento para memorizar o último item que você comprou. Era algo para comer, beber, aplicar ou usar?
Agora que você tem o item em sua mente, você poderia dizer que impressão sua embalagem traz para você? Que imagem vem primeiro à sua mente? Você pensa em sua segurança, design ou aparência? Ou talvez seu papel temporário como um protetor de seu conteúdo?
O que é semelhante com diferentes produtos do dia a dia é que inevitavelmente eles vêm em algum tipo de embalagem. A embalagem tem muitas funções diferentes. Isso inclui fornecer proteção, segurança, usabilidade aprimorada, aparência atraente, design ideal e requisitos específicos do cliente, para citar alguns. No entanto, o que muitas vezes é percebido com a embalagem é a finalidade de uso único. A embalagem está lá para cumprir sua missão – apenas uma vez. Ou é retirado para começar a usar o produto que contém dentro, ou é jogado fora assim que o conteúdo da embalagem se esgota. O resultado é o mesmo. Está lá apenas temporariamente.
Não há dúvida de que os resíduos de embalagens se tornaram um grande problema global. Nossa cultura de uso único aumentou radicalmente a quantidade de resíduos de embalagens que criamos por pessoa diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. O plástico, como material de embalagem, causa danos ao meio ambiente, poluindo as paisagens naturais, decompondo-se em micro plásticos minúsculos e terminando nos oceanos e na biodiversidade marinha. Um número crescente de empresas, organizações e academia está tentando encontrar substituições renováveis e mais sustentáveis para materiais de embalagem convencionais que possam ser reutilizados, reciclados e decompostos de forma completa e segura.
Hoje, os produtos do dia a dia têm vida curta, mas impactos duradouros. O aumento da circularidade dos materiais diminuirá a quantidade de embalagens de uso único e aumentará o ciclo de vida dos materiais.
Em seguida, listo as cinco razões mais importantes pelas quais a embalagem é importante. Depois de lê-los, deixe-me saber em comentários o que você acha?
1. Proteção
O principal objetivo da embalagem é proteger seu conteúdo de qualquer dano que possa acontecer durante o transporte, manuseio e armazenamento. A embalagem mantém o produto intacto em toda a sua cadeia logística, desde o fabricante até o usuário final. Protege o produto da umidade, luz, calor e outros fatores externos. Este é o objetivo mais importante da embalagem. Por causa disso, não é incomum acabar com muito mais embalagens do que o produto real. Especialmente ao encomendar itens de lojas online. A quantidade de resíduos de embalagens que o produto deixa para trás pode ser realmente impressionante. Em suma, o objetivo da embalagem é proteger, mas há uma diferença entre uma embalagem inteligente e bem projetada e uma embalagem sem design adequado à finalidade.
2. Segurança
Acima de tudo, a embalagem tem um papel importante em manter seu conteúdo e consumidores seguros. As embalagens devem conter informações importantes sobre o produto e sua segurança. Por exemplo, no caso dos produtos alimentares,a data de embalagem, melhor antes da data, e uma lista de ingredientes devem estar claramente visíveis na embalagem. Nenhum produto químico nocivo, cheiro ou sabor deve ser transferido dos materiais de embalagem para o alimento, seja ele produzido a partir de material virgem ou reciclado. Além disso, deve ficar claro na embalagem se contém substâncias tóxicas. Todas essas informações adicionam a segurança do produto para o consumidor. Muita informação é sempre melhor do que nenhuma informação.
3. Atratividade
A embalagem conta com uma parte importante da marca do produto e do marketing. Uma embalagem única pode aumentar a atratividade do produto e, assim, afetar a vontade de comprar o produto. A embalagem é tão importante quanto o próprio produto. Seu objetivo é se destacar da prateleira ou site, aumentar as vendas, fornecer informações relevantes sobre o produto e aumentar o interesse. Dois terços das pessoas dizem que a embalagem tem um efeito sobre suas decisões de compra. Uma embalagem também pode contar toda uma história sobre o negócio por trás do produto e os impactos ambientais, sociais e econômicos do produto. É uma ferramenta para comunicar os valores da empresa e grandes benefícios que o produto traz para o consumidor.
4. Usabilidade
Os consumidores estão à procura de embalagens adequadas à finalidade. Eles exigem uma embalagem funcional e “salva-vidas” que seja incrivelmente fácil de usar. A usabilidade da embalagem é julgada apenas pelos consumidores. Uma embalagem que é simples de abrir e fechar, fácil de dobrar e classificar após o uso e que pode ser reutilizada ou reciclada atenderá a alguns dos requisitos dos consumidores. Além disso, o design ideal aumenta a usabilidade. Verificou-se que a tendência atual de usabilidade de embalagens muda de direção da cultura de uso único para a compra de produtos a granel, em embalagens reutilizáveis e recipientes próprios, como antes dos anos 1960. Consumidores ambientalmente conscientes já trazem seus próprios frascos vazios, sacos e contêineres para ir às compras de supermercado. Assim, um grande desafio permanece na usabilidade da embalagem. Quantas vezes a embalagem pode ser reciclada e é feita tão simples quanto o consumidor exige?
5 – Sustentabilidade
Cada vez mais consumidores estão prestando atenção à pegada de carbono, reutilização e reciclabilidade dos materiais de embalagem antes de tomar sua decisão de compra. Na verdade, como a embalagem sustentável é percebida, o impacto mais positivo que tem para os números de vendas. O design da embalagem tem um papel crucial na definição de como é fácil separar os materiais uns dos outros e, portanto, como a embalagem é fácil de reutilizar e reciclar. Ganhar mais com menos não só economiza recursos, mas também deixa menos material para o consumidor lidar adequadamente.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos ambientais de suas ações. Eles avaliam a pegada de carbono da embalagem antes de comprar um produto. A rotulagem na embalagem, que fornece informações claras sobre os impactos ambientais e a reciclabilidade do produto e da embalagem, certamente chamará a atenção do consumidor de forma positiva.
Fechando o ciclo na indústria de embalagens
Uma boa embalagem é adequada para o propósito, protege seu conteúdo, economiza recursos, minimiza sua pegada de carbono usando o modo de produção eficiente em termos energéticos e matérias-primas de origem sustentável e ainda consegue destacar o seu GTIN (Global Trade Item Number). Para atingir esses critérios, não podemos esquecer a importância do design ideal, da facilidade de uso e do ciclo eficaz dos materiais para alcançar a embalagem ambientalmente correta.
A embalagem do produto tem muitas funcionalidades importantes. Agora, todas as embalagens são problemáticas? A resposta é bem clara. Não. A embalagem é uma necessidade para uma variedade de produtos diários diferentes. Consequentemente, embalagens mais inovadoras, reutilizáveis e sustentáveis estão sendo criadas a cada dia. Essa é a direção atual. Outra direção é trazer suas próprias malas e contêineres, ou seja, reutilizar o que você já tem, e comprar mais produtos a granel.
Afinal, toda a embalagem e, especialmente, o desperdício de plástico é um problema. Quanto mais você compra, mais você desperdiça. Tão simples é isso. Vamos escolher comprar menos e abraçar o estilo de vida sustentável juntos!