Existem vários tipos de códigos de barras, cada um com uma capacidade de armazenamento diferente, aplicação e benefícios e desvantagens exclusivos. Vejamos as dez simbologias de código de barras de produtos mais populares usadas hoje.
1. Código de barras UPC
UPC significa Universal Product Code (Código Universal do Produto). É um código de barras adquirido. A UPC identifica e rastreia principalmente produtos em toda a cadeia de suprimentos, desde a fabricação até a distribuição e as vendas.
Os códigos de barras UPC são de dois tipos.
- UPC-A – Consiste em 12 dígitos numéricos.
- UPC-E – Consiste em 6 dígitos numéricos.
Observe que o UPC não contém letras ou símbolos alfabéticos.
2. Código de barras EAN
EAN significa European Article Number (Número Europeu de Artigo). É um código de barras de forro. O código de barras EAN é semelhante ao código de barras UPC e é usado para rastrear e identificar produtos da mesma maneira. A única diferença fundamental entre os dois códigos de barras é que o UPC é amplamente utilizado nos EUA, enquanto o EAN é usado na Europa.
Os códigos de barras EAN são de dois tipos.
- EAN-13 – Consiste em 13 dígitos numéricos.
- EAN-8 – Consiste em 8 dígitos numéricos.
Observe que a EAN não contém letras ou símbolos alfabéticos.
3. Código 39
O código 39 é um código de barras linear alfanumérico completo que pode conter letras, números e caracteres especiais. É um dos códigos de barras mais populares em sistemas de identificação, como rastreamento de estoque e gerenciamento de produtos.
O nome Code 39 vem do fato de que ele só pode conter um máximo de 39 caracteres. No entanto, em uma atualização recente, o limite de caracteres do Code 39 foi aumentado para 43.
O Código 39 foi adotado como um padrão militar do Departamento de Defesa dos EUA.
4. Código 128
O código 128 é uma versão avançada do código 39. É um código de barras de revestimento de alta densidade definido nas normas ISO/IEC 15417:2007. O código 128 é amplamente utilizado nas indústrias de transporte e embalagem para rastrear, identificar e gerenciar contêineres e paletes.
O código 128 é capaz de codificar todos os 128 caracteres de acordo com o ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Ele pode conter 232 caracteres, incluindo os códigos de início e fim.
O código 128 é de três tipos.
- Código 128A – Codifica caracteres ASCII 00 a 95, caracteres especiais e FNC (Código de Função) 1–4.
- Código 128B – Codifica caracteres ASCII 32 a 127, caracteres especiais e FNC 1–4
- Código 128C – Codificou pares de caracteres de dados numéricos de 00 a 99 e FNC1.
Intercalado 2 de 5
Intercalado 2 de 5 é um código de barras de revestimento que contém uma alta densidade de barras. Ele pode codificar apenas dados numéricos (0-9). Intercalado 2 de 5 sempre tem um número par de dígitos.
Intercalado 2 de 5 é comumente usado na fabricação, transporte e indústrias de armazém para rastrear paletes, caixas, caixas e outros tipos de contêineres.
6. Codabar
Codabar é um dos primeiros tipos de códigos de barras forro. Também é chamado de Code-A-Bar, Ames Code, NW-7, Monarch, Code 2 of 7, Rationalized Codabar, ANSI/AIM BC3-1995 ou USD-4.
Codabar pode codificar numerais (0 a 9) e símbolos (“-“, “$”, “:”, “/”, “+” e “;”). Tem uma capacidade máxima de armazenar 32 caracteres (incluindo os caracteres iniciais e finais).
Codabar é amplamente utilizado em bibliotecas, bancos de sangue dos EUA e indústrias de entrega de pacotes durante a noite.
GS1 DataBar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
GS1 DataBar, também conhecido como RSS ou Reduced Space Symbology, é um código de barras linear de POS (ponto de venda) que foi adotado pela GS1 em janeiro de 2011. É uma nova geração da família de códigos UPC/EAN.
GS1 DataBar codifica apenas dígitos numéricos (0 a 9). É capaz de transportar GTIN-12 ou GTIN-13 de fabricação em formato de dados de 14 dígitos. Ele suporta diferentes tipos de codificação, como empilhada e omnidirecional.
Como o GS1 DataBar pode conter informações como data de validade, números de lote e códigos de lote, ele é comumente usado para gerenciar e rastrear inventário nos setores de alimentos e saúde.
8. QR Code
O código QR, também conhecido como código de resposta rápida, é um código de barras bidimensional. Ele usa pequenos padrões quadrados e retângulos em preto e branco para armazenar informações. Foi inventado em 1994 pela Denso Wave, uma subsidiária da Toyota Motor Corporation.
O código QR é capaz de codificar todos os tipos de dados (dígitos numéricos, alfabetos, caracteres Kanji e códigos binários). Ele geralmente contém um localizador, identificador ou rastreador que leva os usuários a um site ou aplicativo.
Devido à sua capacidade de armazenar uma grande quantidade de informações(mais de 7.000 números ou 4.000 alfabetos), o código QR é comumente usado em campanhas publicitárias e promocionais.
Confira nosso artigo sobre código QR vs código de barras para saber a diferença entre esses dois tipos de simbologias de código de barras.
9. Datamatrix
Datamatrix é um código de barras 2D que contém pequenas células quadradas ou retangulares em preto e branco dispostas em um padrão de matriz. Ele pode armazenar até 2.335 caracteres alfanuméricos e é capaz de codificar todos os caracteres ASCII padrão.
O Datamatrix possui algoritmos excepcionais de correção de erros, o que significa que um scanner pode ler e reconhecer os dados do código de barras, mesmo que 30% dos pixels estejam danificados.
Datamatrix é comumente usado nas indústrias de saúde, automotiva e eletrônica.
10. PDF417
O PDF417, também conhecido como Arquivo de Dados Portátil 417, é um código de barras bidimensional que contém várias linhas lineares empilhadas. É capaz de codificar dígitos numéricos, alfabetos, caracteres Kanji e códigos binários. PDF417 é definido na ISO/IEC 15438:2015.
O PDF417 é comumente encontrado em etiquetas de identificação de materiais perigosos, passagens aéreas, vistos, registros de saúde e cartões de identificação.
O Departamento de Segurança Interna adota o código de barras PD417 como a tecnologia de zona legível por máquina para cartões de identificação emitidos pelo estado e carteiras de motorista compatíveis com RealID.