O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o Brasil e ao redor do mundo, sendo que seu preparo é praticamente um ritual para muitos. Afinal, poder saborear a bebida com calma na xícara personalizada é uma forma de começar (ou continuar) o dia com mais energia e ao mesmo tempo tranquilidade. Isso porque, para boa parte das pessoas, tomar o café na caneca personalizada faz parte de uma rotina de autocuidado.
Por mais que cada um tenha seu próprio modo de preparo, devemos deixar claro que realizar essa etapa da forma correta é fundamental. Isso porque, é aqui que todo o esforço de produzir um café de qualidade é colocado à prova. O preparo é o momento de extração do sabor e do aroma do café, torrado e moído por meio da água quente. Mas, por mais que existam variantes culturais que determinam diferentes processos de preparo, existem algumas regras que você precisa seguir, se quiser tomar um bom café.
Portanto, se quiser saber como fazer café da maneira correta, continue acompanhando o post de hoje até o fim.
Conheça os tipos de preparo
O procedimento de colocar a água quente no café torrado e moído para produzir o café, é conhecimento como infusão, sendo que pode ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou pressão. Vale lembrar ainda que cada um deles possui diferentes tipos de café. Confira abaixo:
- Filtragem: Aqui, o pó é colocado em um filtro, seja de papel ou pano, com adição de água quente não fervente por cima. Ele é comum na cultura brasileira, por meio de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, dando origem ao nosso tradicional cafezinho.
- Percolação: Nesse método, o pó é colocado no centro de um equipamento moka, que posicionado no fogão faz a água entrar em ebulição e pressionar o café líquido para um recipiente. Esse modo é mais usado na Europa.
- Prensagem: Já na prensagem, se coloca o pó de café em um recipiente de vidro misturado com água quente não fervente. Em seguida, é colocado um filtro que é pressionado por um êmbolo, separando o pó do café, que já está pronto para consumo. Esse método virou moda entre os norte-americanos e é conhecido como Prensa Francesa.
- Pressão: Por fim, essa opção de preparo é conhecida como café espresso, em que o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água durante 30 segundos, aproximadamente. Com isso, é obtida uma bebida cremosa e aromática. Esse método foi criado pelos franceses e é considerado o mais apropriado para apreciar todas as nuances dessa bebida.
Como fazer o café da maneira correta?
Um dos pontos mais importantes é que quanto melhor o café, maior é a extração e consequentemente o sabor da bebida. Para escolher uma boa opção, opte pelo café recém torrado, pois tem mais sabor. Além disso, deixe o pó sempre dentro do pacote original, bem fechado e dentro de outro pote na geladeira.
Para fazer o café da maneira correta em coador de pano, siga os seguintes passos:
- Coloque água filtrada ou mineral para aquecer no fogo;
- Lembre-se que ela não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café;
- A temperatura ideal é de 90˚C;
- Para cada litro de água, use de 80 a 100 gramas de pó, ou cerca de 5 a 6 colheres de sopa;
- Quando a água estiver quente, coloque o pó de café na água e mexa até fazer um creme na superfície;
- Se preferir, coloque o pó diretamente no coador de pano;
- Antes de colocar o pó, com um pouco de água fervente, molhe o coador para eliminar possíveis resíduos;
- Depois, despeje a água umedecendo todo o pó;
- Se quiser um café bem quente, escalde o recipiente, bule ou garrafa térmica, antes de despejar o café.
Para fazer o café em coador de papel, siga os mesmos passos anteriores. Mas, na hora de despejar a água, comece molhando o pó das beiradas para o centro. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro, sem misturar com a colher. Quando mais lento, mais escuro o café será.
Então, agora que sabe como fazer café da maneira correta, é hora de colocar a mão na massa.