As fraudes com cartão de crédito só aumentam e você precisa saber como se defender dessa ameaça. Infelizmente, cada vez mais pessoas passam pela péssima experiência de identificar compras de terceiros em suas faturas que podem gerar grandes prejuízos.
Por isso, é importante tomar medidas de segurança para evitar que os dados do seu cartão de crédito sejam roubados. Confira a seguir dicas essenciais para proteger seu bolso e exigir seus direitos.
Como funciona a fraude no cartão de crédito?
A fraude no cartão de crédito pode ser aplicada de várias formas, sendo a mais comum o roubo dos dados do cartão e realização de compras por terceiros. Os criminosos usam várias estratégias para obter o número do cartão, a validade e o código de segurança, como:
- Ataques de phishing, que usam “iscas” como promoções e mensagens de empresas para convencer o usuário a clicar em links maliciosos e preencher dados em sites falsos
- Golpes por telefone e internet que persuadem as vítimas a fornecer dados de cartões
- Clonagem de cartões
- Invasão de sites e apps para roubar dados de cartões de clientes cadastrados
- Alteração de maquininhas de cartão para roubo de informações.
Segundo o estudo “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, feito pela Kaspersky, 2 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes de cartão de crédito. Logo, essa é uma ameaça comum que gera prejuízos imensos aos consumidores e empresas todos os anos.
Como evitar fraudes no cartão de crédito?
Para evitar fraudes no seu cartão de crédito, siga as dicas abaixo:
- Ative os alertas do seu cartão para receber notificações toda vez que uma transação for realizada
- Não deixe os dados do seu cartão gravados em sites e apps (use um gerenciador de senhas para preencher automaticamente)
- Nunca abra links desconhecidos e desconfie de ofertas e promoções boas demais recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp
- Nunca forneça os dados do seu cartão de crédito por telefone ou mensagem. Na dúvida, entre em contato com os canais oficiais da sua instituição bancária
- Use um cartão virtual para comprar em lojas virtuais e assinar produtos e serviços
- Tenha um antivírus ativo no computador e celular para bloquear links maliciosos
- Tome cuidado com maquininhas de cartão, exija o comprovante e fique de olho nas informações exibidas na tela do aparelho.
Como agir em caso de fraude no cartão de crédito?
Se você for vítima de uma fraude no cartão de crédito, deve entrar em contato com a instituição financeira imediatamente para bloquear o cartão e reportar o golpe. Muitas vezes o próprio banco identifica transações suspeitas e faz o bloqueio automático, mas é preciso estar atento às notificações em caso de compras não reconhecidas.
Em seguida, você deve registrar um boletim de ocorrência. Embora esse documento não seja obrigatório, ele pode ajudar a garantir seu direito de reembolso dos valores perdidos. Então, a administradora do cartão deve se responsabilizar pelo prejuízo e gerar uma nova fatura sem as compras não reconhecidas.
Isso porque, por lei, a clonagem de cartão é uma falha de segurança de responsabilidade da empresa emissora — logo, o consumidor deve ser ressarcido pelas cobranças indevidas. Se por alguma razão a instituição não resolver o problema, será preciso procurar o Procon da sua região para exigir seus direitos. Em último caso, os consumidores também podem buscar a Justiça para mover um processo contra a empresa.
Entendeu como é a fraude no cartão de crédito e como se proteger? Então, tome agora as medidas necessárias para evitar golpes e prejuízos!