O seguro para celular é a aposta da vez das seguradoras no Brasil. Afinal, os riscos de roubo e furto desses aparelhos só aumentam, e cada vez mais pessoas querem proteger seu smartphone e reduzir prejuízos.
Antes de assinar um contrato, porém, você precisa saber como funciona a apólice, quais as coberturas, entre outros detalhes. Continue lendo e veja se o seguro para celular vale a pena.
O que é seguro para celular?
Seguro para celular é um produto financeiro que garante uma indenização em caso de roubo, furto e danos ao seu smartphone. Com o aumento dos crimes envolvendo a subtração desses aparelhos, cada vez mais pessoas buscam seguros para ter mais tranquilidade e reduzir prejuízos em caso de ocorrências.
Logo, o mercado está cheio de ofertas de seguradoras com as mais diversas coberturas, que atendem desde os smartphones mais simples até os tops de linha. Quem já perdeu o celular ou teve o aparelho roubado sabe a dor de cabeça que é, além de ter que arcar com os altos custos de um produto novo.
Dessa forma, o seguro para celular se tornou um serviço essencial para proteger um dos bens mais comuns do consumidor moderno, que está presente 24 horas na rotina da maioria da população.
Como funciona o seguro de celular?
O seguro de celular funciona como qualquer outro serviço do tipo: você contrata um plano com determinadas coberturas e, se ocorrer um sinistro (ocorrência prevista em contrato), pode solicitar uma indenização à seguradora.
O que muda são as coberturas oferecidas, pois nem todo risco é coberto pelas empresas. Nas apólices mais básicas, pode não ser incluído, por exemplo, o furto simples — aquele que ocorre sem qualquer obstáculo, como alguém puxando o celular do seu bolso sem que você perceba.
Normalmente, as coberturas obrigatórias são contra roubo (subtração mediante ameaça e violência) e furto qualificado (furto que deixa vestígios de obstáculo rompido, como um vidro de carro quebrado ou uma mochila rasgada). Mas também existem coberturas contra a perda do aparelho e danos causados por acidentes.
Outro ponto para ficar de olho é o limite de indenização dos seguros para celular. Alguns oferecem o ressarcimento de 100% do valor do aparelho, mas há casos em que esse percentual é menor, dependendo da apólice. Além disso, você deve conferir se o seguro tem carência, ou seja, um período mínimo que deve ser cumprido até que você possa acionar o serviço.
Como acionar o seguro do celular?
Para acionar o seguro do celular em caso de perda, roubo ou furto, você deve entrar em contato com a seguradora pelos canais oficiais (geralmente, pelo site ou app). Normalmente, é exigido um boletim de ocorrência e o código IMEI do dispositivo (que pode ser consultado na caixa do celular) para que o bloqueio seja realizado o quanto antes.
Você também terá que contatar a operadora e solicitar o bloqueio do cartão SIM. Então, a seguradora estabelece um prazo para análise do aviso de sinistro e liberação da indenização, se estiver tudo certo. Geralmente, leva cerca de 30 dias para que o pagamento seja feito ao segurado.
Vale a pena ter seguro para celular?
Se você tem um aparelho de alto custo e está sempre se expondo em espaços públicos, é indicado ter um seguro para celular. Isso porque as ocorrências envolvendo smartphones só crescem no país e, infelizmente, há um amplo mercado clandestino de compra e venda de aparelhos roubados.
Só em 2022, foram quase 1 milhão de pedidos de bloqueio de celulares devido a roubos e furtos, segundo dados da Anatel. O número representa um crescimento de 7% nesse tipo de ocorrência, o que deixa claro o aumento de roubos de aparelhos no país.
Então, se você quer fugir dessas estatísticas, vale a pena investir em um seguro para celular que caiba no seu bolso. Lembrando que quanto mais coberturas você tiver, maior será o prêmio — o preço a se pagar pelo seguro.
Entendeu tudo sobre o seguro para celular? Aproveite e continue lendo nossos artigos para aprender a proteger seu patrimônio.