Bitcoin atinge máxima histórica em três países diferentes no final de outubro

Bitcoin atinge máxima histórica em três países diferentes no final de outubro; confira

Uma combinação da desvalorização da moeda local na Argentina, Nigéria e Turquia, juntamente com a valorização do Bitcoin, levou a criptomoeda a atingir sua máxima histórica

O Bitcoin continua em alta, fazendo história. No final de outubro, a criptomoeda atingiu sua máxima histórica na Argentina, Nigéria e Turquia, mesmo em um momento em que a moeda digital, em relação ao dólar, está em um patamar próximo à metade do que foi sua máxima histórica em 2021, quando alcançou 68 mil dólares. 

Esse fenômeno ocorre principalmente devido à combinação de uma valorização do ativo frente ao declínio econômico que esses países enfrentam. Veja um pouco do cenário atual desses países:

Argentina

A Argentina atravessa um período econômico conturbado, enfrentando diversos desafios, incluindo alta inflação, uma dívida externa considerável e grande instabilidade cambial. Além disso, o país está passando por um processo eleitoral difícil, o que tem levado a moeda local a perder cada vez mais seu poder de compra. 

Atualmente, a cotação oficial do Peso Argentino está em 350 pesos para 1 dólar (dados de 07/11/2023, Google/morningstar). Com o Bitcoin sendo cotado em cerca de 34 mil dólares nas exchanges de criptomoedas, uma única unidade da moeda em nosso país vizinho chega a custar aproximadamente 12 milhões de Pesos.

Nigéria

Embora a Nigéria esteja vivendo um momento um pouco diferente em comparação com o país sul-americano, apresentando crescimento em seus últimos indicadores econômicos, o país continua longe de ter uma economia considerada sólida ou mesmo emergente. 

Sua principal atividade econômica é a extração de petróleo, mas o país enfrenta muitas dificuldades, tanto devido à concentração de renda quanto à fuga de capital, uma vez que o refino é majoritariamente realizado por empresas estrangeiras. 

A moeda oficial da Nigéria é a Naira Nigeriana, que tem uma cotação frente ao dólar de cerca de 799 nairas (dados de 07/11/2023, Google/morningstar). No país, uma unidade de Bitcoin custa mais de 27 milhões de Nairas.

Turquia

Na mesma linha da Argentina e da Nigéria, a Turquia enfrenta a desvalorização de sua moeda, a Lira Turca, com a inflação do país atingindo a marca de 85% em 2022. 

Atualmente, a cotação da moeda turca em relação ao dólar está em 28,50 liras turcas (dados de 07/11/2023, Google/morningstar). Uma unidade de Bitcoin no país custa cerca de 969 mil liras turcas.

Dado o cenário desses países, com inflação descontrolada e moeda local de baixo poder de compra, investir em Bitcoin é uma excelente estratégia como reserva de valor e também para proteção do patrimônio.