Ventilador Industrial: Quando Utilizar na Sua Empresa

Ventilador Industrial: Quando Utilizar na Sua Empresa?

Este artigo foi criado pela equipe Brasfaiber para uso exclusivo do blog Sp 20/40 news

O ventilador industrial é um equipamento indispensável para manter o ambiente seguro e confortável em empresas de diversos setores, como fábricas, galpões, armazéns e laboratórios.

Afinal, além de oferecer conforto térmico e bem-estar aos colaboradores, ajuda a manter o ar limpo, as máquinas em pleno funcionamento e as empresas alinhadas às normas regulamentadoras de cada setor.

Portanto, se você tem dúvidas se esse é o momento de investir em ventiladores industriais, vai gostar de acompanhar este conteúdo!

A seguir, você vai entender o que é o ventilador industrial, quando utilizá-lo na sua empresa e o que considerar para fazer a escolha do melhor modelo.

O Que é Ventilador Industrial?

O ventilador industrial é um equipamento que realiza a circulação do ar, de partículas e calor no ambiente.

Assim, esse processo acontece através de um motor e hélices que sopram o ar na direção oposta de onde ele está posicionado.

Ao contrário dos modelos domésticos, os ventiladores industriais são mais resistentes e potentes, ideais para ambientes amplos e complexos, como é o caso das fábricas, por exemplo.

Quando Utilizar Ventilador Industrial?

https://www.brasfaiber.com.br/wp-content/uploads/2023/04/ventilacao-industrial-ventilador-filtro-3.jpg

O ventilador industrial deve ser utilizado quando é preciso renovar e circular o ar dentro dos ambientes industriais e a ventilação natural não é suficiente.

Veja, a seguir, em quais ocasiões ele pode ser útil para as empresas:

1. Quando Há Acúmulo de Poeira e Outras Substâncias

Em ambientes industriais, galpões, laboratórios e cozinhas, é muito comum que haja a emissão de poeiras e outras substâncias nocivas decorrentes dos processos produtivos.

Sendo assim, o sistema de ventilação industrial pode ajudar a afastar esses agentes, promovendo um ambiente mais seguro e limpo, eliminando riscos de contaminação ou até mesmo doenças.

Aliás, o mais recomendado nesses casos é utilizar o ventilador industrial em conjunto com outros equipamentos, como exaustores.

2. Quando Há Concentração de Calor no Ambiente

Ambientes industriais podem gerar acúmulo excessivo de calor, principalmente quando há processos ou maquinários pesados envolvidos no processo produtivo.

Nesse sentido, ventiladores industriais dissipam esse calor, ajudando a manter uma temperatura ambiente estável e confortável.

Então, além de proteger a saúde dos trabalhadores, também melhora a eficiência da operação ao evitar o aquecimento dos equipamentos.

3. Quando o Calor e as Partículas Podem Comprometer as Máquinas

Em muitos processos industriais, o calor e as partículas no ar podem causar desgastes e falhas inesperadas em máquinas e equipamentos.

Assim, ventiladores industriais ajudam a controlar esses danos, criando um fluxo de ar que resfria as máquinas e ajuda a dispersar partículas de poeira e sujeira que podem se acumular em suas peças.

Ou seja, é possível manter a produtividade em alta, evitar paradas inesperadas e prejuízos com manutenções corretivas.

4. Quando Há Trabalhadores em Ambientes Agressivos

Em indústrias com processos produtivos agressivos, como fundições e setores químicos, por exemplo, a qualidade do ar pode ficar comprometida, tornando-se um risco à saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Ao usar ventiladores industriais, é possível garantir a renovação do ar e reduzir a exposição a substâncias perigosas, mantendo o ambiente de trabalho dentro dos padrões de segurança exigidos.

5. Quando Há a Exigência de Normas do Setor

A maioria dos setores industriais são regulados por normas de segurança e qualidade, que incluem o controle de temperatura e substâncias contaminantes.

Sendo assim, ventiladores industriais ajudam a manter as empresas alinhadas a estas normas, garantindo que as condições ambientais atendam às exigências regulatórias.

Então, é possível evitar prejuízos como multas e interdições.

Como Escolher o Melhor Ventilador Industrial?

Se você chegou a conclusão de que essa é a hora certa de investir em um ventilador industrial, precisa saber que não existe um único modelo mais ou menos indicado.

Afinal, a escolha certa vai depender de diversos fatores, como:

  • Características do ambiente
  • Estrutura de instalação
  • Quantidade de colaboradores
  • Particularidades da produção
  • Objetivos de ventilação
  • Características técnicas dos equipamentos
  • Substâncias envolvidas na produção

Ou seja, o mais recomendado é receber o auxílio de especialistas capazes de te ajudar a avaliar e combinar todos esses itens para, então, encontrar o tipo de ventilador mais adequado à sua empresa.

A Brasfaiber atua há mais de 30 anos no desenvolvimento de equipamentos de controle de poluição atmosférica e exaustores industriais.

E, além dos modelos em catálogo, você também pode contar com o suporte dos nossos especialistas para criar um projeto único de ventilação para a sua empresa.

Gostou de entender melhor sobre o uso do ventilador industrial? Compartilhe o conteúdo com quem possa se interessar!

Então, se você já está pronto para garantir o conforto térmico dos colaboradores e a produtividade da sua empresa, entre em contato e solicite um orçamento.