Sabemos que administrar uma loja não é tarefa fácil. Afinal, são diversos detalhes que precisam ser considerados, sendo que uma boa organização é fundamental para melhorar a produtividade, deixar os clientes mais à vontade e consequentemente aumentar as vendas.
Contudo, com tantos produtos e mercadorias, sabemos que essa tarefa pode ser bem difícil no dia a dia, e por isso, diversas soluções, como o uso do painel canaletado, são adotadas.
No entanto, a organização de sua loja vai muito além de uma vitrine arrumada. Inclusive, ela pode até mesmo te ajudar a vender mais. Por isso, no post de hoje vamos dar 5 dicas para manter a organização da loja.
1. Vitrine
A vitrine é o primeiro contato que o cliente tem com sua loja. Sendo assim, comece a organização por essa área. Enquanto uma vitrine apagada pode passar batida pelos consumidores, por outro lado, um espaço com muita informação, cores e produtos, transmite sensação de bagunça.
Sendo assim, ela precisa ter informações e produtos na medida certa e bem organizados. Os painéis canaletados são ótimas opções para expor os produtos, deixando tudo bem organizado e distribuído pela vitrine.
Além disso, antes de escolher os produtos, analise o espaço disponível para que você não coloque informação demais nessa região.
Não se esqueça ainda que a limpeza é a responsável por transmitir, ou não, credibilidade para sua loja de roupas. Então, tenha uma pessoa responsável pela limpeza, atualização e conservação da vitrine.
O mais recomendado é passar um pano nos produtos, vidros e no chão do local todos os dias. Além disso, não se esqueça de repaginar a vitrine periodicamente para chamar a atenção dos consumidores.
2. Invista na decoração da loja
Depois de cuidar da vitrine, o interior da loja de roupas também precisa de atenção. Afinal, de nada adianta uma vitrine linda com um interior bagunçado, móveis sujos e sem uma decoração atrativa.
Da mesma forma que o espaço anterior, aqui você também precisa tomar cuidado com os excessos. Lembre-se de manter a loja bem iluminada e contar com um sistema de refrigeração para que os clientes se sintam confortáveis, nem com frio nem com calor.
Fique atento também ao volume de produtos que irá dispor no interior da loja para que você não torne a circulação de pessoas um verdadeiro desafio.
Outro ponto é que sua decoração precisa conversar com seu público-alvo. Ou seja, em uma loja para mulheres maduras e elegantes o ideal é apostar em uma decoração clean e clássica, pois caso contrário, pode causar sensação de desconforto.
3. Distribua os produtos corretamente
Tenha em mente que a disposição dos produtos dentro de sua loja é uma ótima alternativa para aumentar as vendas. Então, a primeira dica é polêmica: não esconda as promoções.
Ou seja, se você prometeu algo em sua vitrine, tenha certeza de que o produto está disponível em estoque e deixe-o visível.
Isso porque, se o cliente tiver dificuldade para encontrar esse produto, logo irá desistir e sairá extremamente insatisfeito do local.
Além disso, disponha produtos complementares um ao lado do outro, pois assim o cliente pode levar o outro item porque gostou da combinação.
Não se esqueça também de aproveitar os espaços perto do caixa para inserir produtos que não são o foco do cliente, mas que podem atraí-lo de última hora.
4. Crie a famosa “zona quente” em seu estabelecimento
Todos os estabelecimentos tem as zonas quentes e frias. As primeiras são as áreas rapidamente percebidas pelo consumidor, enquanto as segundas são os espaços menos frequentados.
Entender quais são esses pontos em sua loja é essencial para fazer a distribuição adequada dos produtos. Nas áreas quentes, você deve distribuir os lançamentos, produtos em destaque ou aqueles com boa margem de lucro, deixando os itens na altura dos olhos do consumidor e acessíveis.
Já nas zonas frias, coloque os itens menos importantes.
No entanto, caso ainda não saiba onde são essas zonas em sua loja, comece a observar o local em que os clientes olham primeiro, logo que entram no estabelecimento.
Não se esqueça também de compreender qual o caminho eles costumam percorrer e qual é o menos frequentado.
5. Etiquete todas as peças
Por fim, para manter a loja organizada, você deve etiquetar todos os produtos. Além de ser Lei, isso também agiliza o processo de compra.
Você pode organizar o preço nos produtos de diferentes formas, diretamente na peça, código de barras ou marcadores.
No entanto, é essencial que elas sejam padronizadas para que o cliente crie o hábito de olhar para o mesmo lugar e assim facilitar o processo.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de manter sua loja organizada por mais tempo.
Lembre-se de observar todos os dias se os produtos estão nos lugares certos e se as vendas foram impactadas. Além disso, treinar seus colaboradores é essencial para oferecer a melhor experiência para o cliente e assim garantir sua fidelização.
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