As 10 decisões que mudam o rumo da sua carreira são relativamente simples, mas muitas pessoas não as conhecem, ou até mesmo conhecem, mas não fazem questão de segui-las. São pequenas mudanças em seu cotidiano e currículo que, se forem colocadas em prática, podem lhe levar a alçar voos bem maiores em sua carreira profissional. Leia conosco e descubra quais são as 10 decisões que mudam o rumo da sua carreira. Vamos lá!
10 decisões que mudam rumo da sua carreira
1. Criar um plano de carreira organizado
A primeira das 10 decisões que mudam o rumo da sua carreira que separamos é criar um plano de carreira. Um plano de carreira consiste em informações que criam uma visão horizontal de sua carreira profissional: onde você está (início), onde quer chegar (final) e o que você deve fazer para chegar lá (meio).
São estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo, que devem ser seguidas com base na ordem cronológica que você criou, visando atingir seus objetivos pessoais de carreira profissional: um cargo de alta patente em uma multinacional, tornar-se um líder de algum setor específico, etc.
2. Não trabalhar apenas pelo financeiro
Jamais trabalhe pensando apenas no dinheiro. É claro que o dinheiro importa, afinal, vivemos em uma sociedade capitalista e seu bem-estar e saúde depende exclusivamente da quantia de dinheiro que tem. Porém, quando opções surgirem, evite pensar apenas no dinheiro em pense em sua carreira.
Se, em algum momento de seu plano de carreira, uma opção que pague mais surgir, mas nada ter a ver com seu plano de carreira, analise a situação e veja se a escolha de troca de empregos é vantajosa em longo prazo. Muitas vezes você está trocando o muito do futuro por uma quantia pequena agora, que aparentemente é maior do que o que já recebe no presente. Pense nisso!
3. Ter um curso de inglês em seu currículo
A terceira das 10 decisões que mudam o rumo da sua carreira é ter um curso de inglês em seu currículo. O inglês é conhecido como uma língua internacional, e por mais que não importe tanto no início de sua carreira, em determinado momento pode fazer você subir de cargo e receber mais do que imaginou, tornando-se um agente de relações internacionais, etc. Aprender inglês, portanto, é essencial!
4. Fazer atividades extracurriculares em nível escolar ou acadêmico
Você é acadêmico ou ainda está no ensino médio, mas já tem um plano de carreira? Então saiba que fazer atividades extracurriculares, participar de palestras e cursos profissionalizantes de pequena duração pode ser crucial em longo prazo, sendo essa uma das 10 decisões que mudam o rumo da sua carreira.
5. Fazer “mais do que se pede”
Faça mais do que se pede. Não estamos dizendo para você fazer 15 horas de expediente, e também essa afirmação não é um tipo de demagogia. Apenas demonstre a seus superiores que você não está ali apenas pelo salário, mas também pelo aprendizado e crescimento profissional que pode obter ao lado deles.
6. Buscar aprendizado constante
Buscar aprendizado constante é algo essencial no meio profissional. O mundo está em constante mudança, e isso significa que você deve se atualizar sempre para aquilo que é necessário. Não estamos dizendo para encher sua prateleira de certificados inúteis, mas sim de certificados que realmente valham de algo para aquilo que você já faz, aumentando o poder de seu currículo profissional e acadêmico.
7. Apresentar possíveis soluções para problemas
A sua empresa está passando por dificuldades e você sente que tem um palpite muito bom? Muitas vezes, quem está no cerne do cotidiano sabe mais sobre o que está vendo do que os superiores e líderes, isso significa que você pode ter boas soluções para problemas comuns do dia a dia. Apresente sua solução e mostre que está disposto a ajudar quando necessário.
8. Estudar mais sobre liderança
A nossa antepenúltima entre as 10 decisões que mudam o rumo de sua carreira é estudar sobre liderança. Por mais que você não deseje se tornar um líder, estudar sobre as características que tornam alguém um ser de liderança é interessante, pois o torna mais completo do ponto de vista profissional e no tratamento com as pessoas.
9. Manter a calma sob circunstâncias adversas
A sua empresa está passando por problemas, especialmente em seu setor? Demonstre calma. Mostrar insegurança, nervosismo ou outras sensações do tipo não são bem vistas por superiores, além de que não ajudam em nada a resolver problemas, sendo algo ruim principalmente para seu bem-estar cotidiano.
10. Saber conversar
Por fim, saiba conversar. Saber conversar, ter poder de persuasão e tratar bem as pessoas são capacidades que podem lhe levar muito longe. Muitas vezes ótimos profissionais não crescem na sua carreira por falta de tato com o público ou capacidade de convencer superiores a lhe pagarem mais ou até mesmo o contratarem.