Você sabia que os garçons também precisam de treinamentos de vendas? Eles são fundamentais para a equipe e o sucesso de um restaurante, bares e outros estabelecimentos comerciais.
Em um mercado tão competitivo, não é fácil se destacar entre a concorrência e conseguir se consolidar no segmento. Para alcançar esse nível de sucesso, é preciso ir muito além de servir saborosos pratos e bebidas diferenciadas.
É preciso contar com um atendimento de qualidade, esse fator é tão importante quanto a qualidade da comida. O fato é que os garçons são responsáveis por grande parte da satisfação dos clientes em relação ao atendimento.
E mais: eles são peças-chave para fazer com que os consumidores peçam mais pratos, bebidas e sobremesas durante os almoços e jantares. Isto é, eles também precisam ter habilidades em vendas.
Contudo, estudos dizem que a grande maioria dos empreendedores deste segmento não realizam treinamentos de vendas com os garçons e garçonetes. O que é um grande erro e pode causar alguns problemas.
Seja a insatisfação do consumidor com o atendimento ou até mesmo a perda de oportunidades de vendas por falta de habilidade do profissional. Nestes casos, é melhor contratar novos profissionais ou treinar a equipe?
Treinar, é claro. É a melhor opção, inclusive, financeiramente. A seguir, saiba mais sobre os treinamentos de vendas para garçons e como realizá-los da melhor maneira possível.
Acompanhe.
Treinamentos comerciais para garçons: entenda como funciona
A equipe de garçons é responsável por duas etapas importantíssimas no conjunto que causa a impressão dos consumidores dos estabelecimentos comerciais: a primeira e a última.
Ou seja, desde o momento em que o cliente entra no local até a hora que ele paga a conta, o garçom precisa ter um bom relacionamento com ele. Muita coisa pode acontecer e a equipe deve estar preparada para todas as possíveis situações.
Esses profissionais são responsáveis pela fidelização dos consumidores, por gerar valor ao estabelecimento e tornar a experiência do cliente ainda mais agradável. Tudo isso gera mais vendas e lucros para as empresas.
Além disso, como mencionamos, os garçons também trabalham como vendedores, o que exige algumas habilidades específicas. Estas que devem ser aprendidas em cursos e treinamentos, e não apenas com a prática.
Portanto, continue a leitura e descubra como o treinamento de garçons ajuda no desenvolvimento de restaurantes, bares, docerias e outros tipos de estabelecimentos desse segmento.
Treinamentos de vendas para restaurantes
Além de contratar profissionais com habilidades pessoais e profissionais adequadas para a vaga, é preciso treiná-los para que eles entendam como o lugar funciona, qual a política do estabelecimento e principais valores.
Esses profissionais precisam saber instigar a pessoa, ser comunicativo, simpático e claro. Também devem ter noções de etiqueta, paciência, resiliência e muitos outros aspectos importantes.
Para isso, o ideal é que as empresas invistam em treinamentos para indicar exatamente como o profissional deve trabalhar, alinhar expectativas e até mesmo estipular metas de vendas.
Com os treinamentos, os estabelecimentos deixam bem claro que reconhecem cada profissional e que estão investindo neles por acreditarem no potencial de cada um. Ou seja, é uma política de reconhecimento e feedback incrível.
As equipes se sentem mais valorizadas e motivadas. Com isso, elas se tornam ainda mais empenhadas e dedicadas. O resultado de tudo isso é bem claro: resultados melhores e maior lucro para a empresa.
Como os treinamentos funcionam? Eles podem ser dados por profissionais experientes em vendas, por gestores do estabelecimento ou até mesmo por alguém reconhecido na área que já fez sucesso com vendas.
De qualquer forma, eles traçam estratégias que visam desenvolver cada profissional e a equipe como um grupo também. Nos treinamentos comerciais para garçons, em específico, geralmente eles focam nos seguintes aspectos:
Desenvolvimento de uma comunicação clara e persuasiva com os clientes, técnicas de vendas para fazer com que os consumidores peçam mais pratos, sobremesas e bebidas.
Além de dar dicas de etiqueta, como melhorar a paciência, educação e atendimento com todos os tipos de perfis de clientes. Também aumenta a postura do vendedor, sua autoconfiança e claro, indica os conhecimentos necessários sobre culinária.
Afinal, caso os consumidores peçam dicas ou explicações sobre determinado prato, o garçom precisa saber.
Como fazer esses treinamentos?
O ideal é que os estabelecimentos contratem empresas e times especializados em treinamentos. Eles sabem exatamente o que sua equipe vai precisar e como abordá-la da melhor forma.
É a maneira mais indicada para ter um resultado eficiente e duradouro. Há diversas empresas neste segmento no país, procure por aquelas bem recomendadas e terá um treinamento valioso para sua equipe de garçons.