Imagine que você convida seus amigos para conhecer sua nova casa (imagine também que não estamos em período de isolamento social), mas você não repassa o endereço para os convidados. Sim, eles não podem chegar até você e você estará sozinho para se preparar para seu pequeno evento.
Os nomes de domínio no seu site desempenham um papel muito semelhante e crucial na criação de um site e presença online da marca, porque sem um endereço, você não apenas dificulta que as pessoas cheguem até você, mas também perde a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços.
Domínio no seu site: o que é?
Um domínio ou nome de domínio no seu site exclusivo, consistindo no nome do seu site e um sufixo (ou extensão). Por exemplo, o Domínio no seu site é Seusite.com com o sufixo “.com”. Isso não deve ser confundido com um URL, que é um endereço mais específico na web que aponta para uma única página em um site. Por exemplo, a URL para esta postagem de blog específica é https://SeuSite.com/blog/2022/22/ Domínio-no-seu-site / (você pode ver seu navegador na parte superior).
Agora que esclarecemos o que é um nome de domínio, veja como escolher o nome de domínio perfeito para o seu site. Suas principais características devem ser:
1. Ter facilidade para digitar ou de pronunciar
Você não quer que os visitantes em potencial se preocupem com detalhes de ortografia para chegar à sua página. Por esse motivo, procure um nome de domínio que seja fácil de dizer e fácil de digitar. É melhor evitar palavras com erros ortográficos ou qualquer nome que exija várias pesquisas para ser pronunciado.
Peça a alguns amigos para testar o domínio escolhido para ver se eles acertam na primeira vez. Se surgir alguma dificuldade, é melhor mudar o nome.
Se você planeja usar seu primeiro nome como domínio, mas seu sobrenome não tem uma ortografia intuitiva, procure alternativas para resolver a situação. Uma possibilidade é usar uma combinação de seu primeiro nome e nome do meio (se você tiver um). Outra possibilidade é combinar seu nome com seu curso, por exemplo, “cozinhandocommateus”.
Outra boa prática é ficar longe de modismos e anotar todas as palavras na íntegra. Por exemplo, use “você” em vez de “você” e preste atenção às palavras que podem ser escritas de forma diferente.
2. Curto e direto
Os nomes de domínio podem tecnicamente ter até 63 caracteres. No entanto, não recomendamos registrar um domínio desse tamanho, pois pode ser cansativo, difícil de digitar e quase impossível de lembrar. Portanto, certifique-se de ter um nome de domínio curto.
O comprimento ideal do campo deve estar entre 3 e 12 caracteres. Se o nome que você tem em mente for mais longo do que isso, considere se ele pode ser abreviado ou uma alternativa completamente diferente.
3. Mencione sua marca
Uma grande identidade de marca é composta de diferentes elementos que se unem para contar uma história coesa. Seu nome de domínio deve estar alinhado com seus outros ativos de marketing, como seu logotipo e tom de marca, para que ele use a mesma linguagem e transmita a mesma mensagem.
Seu nome de domínio no seu site pode ser o mesmo que o nome da sua empresa, uma variação dele ou o nome da sua empresa com palavras-chave adicionadas. Se você ainda não escolheu um nome comercial, reserve um momento para pensar em um que seja cativante e transmita o espírito da sua marca.
Você pode criar novas palavras que pareçam simples e agradáveis (como o Google), procurar termos significativos no dicionário e até mesmo fazer um brainstorming com outras pessoas para fazer suas ideias fluírem.
4. Domínio no seu site: incluir palavras-chave
Com as práticas de SEO, você pode melhorar suas chances de aparecer no Google quando as pessoas pesquisarem uma empresa como a sua. Uma ótima dica de SEO é incluir palavras-chave relevantes em seu nome de domínio.
Isso ajuda os visitantes do seu site e os bots dos mecanismos de pesquisa a associarem seu site à sua principal área de especialização, o que, por sua vez, ajuda seu site a se classificar melhor nesse tópico.
Embora esta seja uma prática benéfica, você precisa usar palavras-chave com moderação e somente se elas se encaixarem perfeitamente em seu nome de domínio.
Caso contrário, é melhor não forçar a pergunta, pois domínios super otimizados podem ser vistos como spam. Em outras palavras, as estratégias de SEO de domínio são valiosas, mas não obrigatórias.