Não é nenhum segredo que o mercado automobilístico esteja aquecido nos últimos anos. Durante o auge da pandemia da COVID-19, os preços dos carros novos, seminovos e usados aumentaram acentuadamente à medida que a demanda aumentava e a oferta diminuía. Os carros clássicos e de colecionador não são exceções, pois os preços dos carros de colecionador vêm aumentando desde 2021.
Ainda assim, agora que estamos entrando na segunda metade do ano, muitos colecionadores de carros estão se perguntando se continuaremos vendo aumento do preço dos clássicos, ou o mercado está finalmente pronto para esfriar?
Redução da demanda por carros usados
Só o tempo dirá o que será de 2023 quanto ao mercado de carros clássicos, mas é claro que os especialistas têm algumas previsões. Muitos especialistas acreditam que começaremos a ver menos demanda por carros antigos de colecionador no mercado Brasileiro e mundial. Por quê? Porque esses clássicos mais antigos são frequentemente vistos como carros de “projeto” que precisam de reparos.
Infelizmente, muitos colecionadores de carros estão reduzindo as compras desses carros de projeto devido à falta de peças disponíveis. Problemas na cadeia de suprimentos tornaram difícil para muitos conseguir encontrar as peças e materiais necessários para consertar esses carros antigos. Até que essas peças estejam prontamente disponíveis novamente, o preço dos carros antigos de colecionador provavelmente continuará caindo.
Claro que isso não quer dizer que não haja mercado para carros clássicos, como Chevrolet, Fords e outros modelos dos anos 1950. Veículos dessa época que estejam bem restaurados ainda podem ser vendidos a preços mais altos.
Aumento da demanda por novos clássicos
Enquanto o mercado brasileiro pode ver uma queda na demanda por carros mais antigos de colecionador, que precisam de algum trabalho, a tendência oposta é esperada para os modelos clássicos mais novos.
Um exemplo disso é o Porsche 911, especificamente o modelo refrigerado a ar de 1997. O Porsche 911 de 1997 é “um dos carros mais raros do mercado de hoje”. Modelos com pouca ou nenhuma necessidade de restauração estão batendo recordes de preços nos leilões especializados por todo o mundo.
Quer vender um veículo de Restauração?
Então, o que tudo isso significa para alguém tentando vender um carro de projeto em 2022? Em última análise, depende se o carro está totalmente restaurado ou ainda precisa de algum trabalho.
Ainda há uma boa chance de um carro antigo totalmente restaurado ser vendido por um preço decente nesse mercado. No entanto, você pode ter dificuldade em vender um carro de colecionador que ainda precisa de muito reparo. A idade do carro também terá impacto nos preços dos carros clássicos em 2023. Você pode achar mais fácil vender um design mais novo do que um mais antigo, especialmente se ainda exigir muitos ajustes.
Se você está tendo problemas para vender seu carro de colecionador pelo preço que deseja em 2022, é melhor esperar até que o mercado se estabilize um pouco. Uma vez que os problemas da cadeia de suprimentos se estabilizam e os colecionadores tenham acesso mais fácil a peças/suprimentos de automóveis clássicos, as pessoas estarão mais propensas a pagarem por esses veículos, e assim darem sequência aos projetos.
Por outro lado, se você já esteve no mercado para comprar um carro de colecionador, agora pode ser um ótimo momento para comprar. Isso é especialmente verdadeiro caso você não tenha medo de pegar um carro de projeto e segurá-lo até que as peças e os suprimentos estejam mais prontamente disponíveis.
Olhando para o futuro
Essas são apenas previsões para o mercado de carros colecionáveis para 2023 e além. Os especialistas preveem que o valor dos carros de colecionador mais antigos pode cair um pouco, enquanto o preço dos carros clássicos aumentará para os modelos mais novos.
Se existe alguma coisa que aprendemos com o mercado automobilístico nos últimos anos, é com relação às tendências que podem mudar rapidamente e sem muito aviso. Mesmo que vejamos o preço médio dos carros clássicos cair à medida que nos aproximamos de 2023, a boa notícia é que esse mercado sempre se estabilizará com o tempo. Enquanto houver carros de colecionador, haverá mercado para eles.
Buscando opções
Para você que quer encontrar alguns modelos de carros clássicos ou modelos mais novos como os seminovos, com pouco tempo de uso, o recomendável a se fazer é começar a procurar. Algumas lojas como a Noxcar possuem opções de veículos com ótima garantia de procedência, laudos comprobatórios e modelos com muito pouco tempo de uso.
Assim, é possível alinhar uma boa compra com um modelo que trará pouca manutenção nos próximos anos e ainda conseguir um ótimo valor de revenda, garantindo que a compra seja a mais assertiva possível.
Portanto, vale a pena estudar o mercado nacional e internacional, conhecer tendência, ver as novidades, saber o que pode funcionar ou não e saber se os suprimentos que estão em falta em todas as montadoras estão sendo entregues. Somente assim, você pode ter uma ideia de preço, se ele continuará a subir, se vai se estabilizar ou ainda se esses preços cairão significativamente.