Se você trabalha com redes sociais, provavelmente já se fez essa pergunta: Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?
Hoje em dia, a utilidade dessas plataformas vai muito além do mero entretenimento e distração. Nas redes sociais, negócios são construídos, ideias são disseminadas, e imagens são polidas ou denegridas em similar proporção. E tudo isso pode acontecer em escalas gigantescas, mudando a vida de negócios e/ou pessoas da noite para o dia.
Saber quais são as redes sociais mais populares no Brasil pode lhe orientar sobre suas prioridades, ajudando você a entender por onde começar nesse universo cheio de oportunidades para seu negócio ou carreira pessoal.
Neste artigo, vamos falar sobre as redes sociais mais usadas no Brasil e dar uma dica sobre como crescer nessas plataformas utilizando a PromovUp.
Não existe debate quanto a isto. Sabemos que é quase impossível conhecer uma pessoa que tenha um dispositivo móvel e não utilize o WhatsApp. No Brasil, o app é uma febre sem tamanho há um bom tempo.
Mas já faz alguns anos que o WhatsApp deixou de servir apenas para conversas informais entre amigos. Utilizando o app hoje em dia, você pode procurar informações sobre lojas ou negócios, buscar suporte técnico, adquirir produtos, ou até mesmo realizar transferências monetárias.
Nesse caso, vale a pena mencionar também o WhatsApp Business, uma ramificação do app original que atende especificamente às necessidades de pequenas ou grandes empresas em suas interações com clientes.
YouTube
O YouTube é uma das plataformas sociais mais antigas e tradicionais da internet. O site ainda é, disparado, a plataforma de vídeos mais utilizada do Brasil e do Mundo. A rede atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos em 2019 e atualmente conta com 2,5 bilhões de usuários ativos.
O YouTube foi fundado em 2005 e atualmente está avaliado em aproximadamente U$29 bilhões. Na plataforma, você encontra de tudo, incluindo:
- Vídeos de pets
- Memes surreais
- Videoclipes
- Vlogs
- Entrevistas
- Cenas de filmes
E muito mais!
A competição ficou mais acirrada para o YouTube depois que o Instagram começou a incorporar mais vídeos e com o surgimento do gigante TikTok. A plataforma, entretanto, ainda se mantém como uma gigante de seu nicho.
O Instagram já foi um queridinho exclusivo do público mais jovem, mas hoje em dia abrange um – gigante – grupo de usuários bem diversificado ao redor de todo o mundo. No final de 2022, a rede atingiu a impressionante marca de 2 bilhões de usuários ativos.
O Instagram foi fundado em 2010 e de lá pra cá passou por várias mudanças significativas. Alguns dos recursos que foram implementados de lá pra cá e que merecem destaque são:
- Stories (uma resposta à popularidade do SnapChat na época);
- Reels (uma resposta ao TikTok);
- Fotos em carrossel.
Acompanhado pelo WhatsApp, podemos dizer que o Instagram é a outra rede que todos esperam que uma pessoa (ou um negócio) possua.
Muita gente pode subestimar o Facebook hoje em dia, mas a verdade é que a plataforma continua poderosa como nunca. Em fevereiro de 2023, a rede atingiu a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos, mostrando que continua relevante como nunca. Apenas no Brasil, são 116 milhões de usuários ativos.
Na plataforma, você pode fazer posts em formato de texto, postar fotos, vídeos, localizações, ou até mesmo participar de algum dos diversos grupos disponíveis na rede. A rede também é bastante utilizada por grandes ou pequenas empresas como meio de divulgação e anúncios.
TikTok
O TikTok é a única rede dessa lista que foi desenvolvida na China. Pouca gente sabe, mas a plataforma de vídeos curtos foi criada lá em 2016, mas só começou a se popularizar em grande escala durante o auge da pandemia, em 2020.
O app atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em outubro de 2022, uma marca impressionante considerando que seu uso começou a se popularizar há pouco tempo.
O TikTok é bastante popular entre o público mais jovem e dados já apontam que, no Brasil, os usuários usam mais o TikTok do que o Instagram.
Como a PromovUp pode lhe ajudar?
Mencionamos no começo deste artigo o site PromovUp. Para quem não sabe, o site vende pacotes de engajamento para todas as redes sociais mencionadas acima (com exceção do WhatsApp).
Esses pacotes podem oferecer o impulso necessário para que você atinja níveis de alcance mais relevantes nestas plataformas. A prática pode popularizar seu conteúdo e aumentar seu tráfego de maneira considerável.
Algumas das interações inclusas nos pacotes da PromovUp são:
- Visualizações
- Curtidas
- Compartilhamentos
- Seguidores
- Comentários