O problema de Monty Hall é um ótimo exemplo de como, diante do simples desafio de selecionar um resultado favorável contra dois resultados desfavoráveis, conseguimos a proeza de exibir uma incapacidade básica de ponderar corretamente as chances de sucesso.
Esta é uma questão de suma importância para os jogos de aposta porque, em termos simples, se um apostador não consegue reconhecer a probabilidade implícita e não sabe se as probabilidades de uma casa de apostas representam “valor”, ele nunca conseguirá ter bons resultados a longo prazo. Por isso, saber mais sobre as estratégias é fundamental, principalmente para os jogadores que gostam de fazer suas apostas em plataformas online, que oferecem os jogos de apostas mais variados como caça níqueis na NetBet ou apostas esportivas na Betway.
Como surgiu esse paradoxo?
O Paradoxo de Monty Hall é um problema matemático, que expõe escolhas humanas irracionais. Ele surgiu a partir de um programa de TV chamado “Let’s Make a Deal”, que era exibido nos EUA e bastante popular ente os anos 60 e 70.
O problema pode ser resumido da seguinte maneira: Você está em um programa de televisão e tem a chance de ganhar um prêmio. Há três portas, e atrás de uma delas está o prêmio (um carro, por exemplo), e atrás das outras duas estão cabras. O apresentador pede que você escolha uma porta. Depois de escolher, o apresentador abre uma das outras duas portas e revela que há uma cabra atrás dela. Ele então oferece a você a chance de mudar de porta ou ficar com a porta original que escolheu. A pergunta é: você deve mudar sua escolha ou ficar com a porta original?
A solução para o problema de Monty Hall é simples: troque sempre de portas. Depois de aberta a primeira porta, o carro estará, sem dúvida, atrás de uma das duas portas fechadas (embora não haja como saber qual). De forma intuitiva, a maioria dos concorrentes no programa não vê qualquer vantagem em trocar de porta, partindo do princípio de que cada porta tem uma probabilidade igual
Essa resposta está equivocada; na verdade, as chances de ganhar o carro duplicam ao fazer a troca. Embora seja verdade que, inicialmente, cada porta tinha 33,3% de chances de esconder o carro, depois que a primeira cabra é revelada, a probabilidade de o carro estar atrás da porta restante é de 66,6%.
Como aplicar as lições do problema de Monty Hall nos jogos de aposta?
A principal lição que é possível tirar desse caso é que a informação que você recebe pode mudar as probabilidades do jogo. No caso do problema de Monty Hall, a informação de que uma das portas tem uma cabra atrás dela aumenta as probabilidades de que a outra porta tenha o prêmio. Essa informação permite que você faça uma escolha mais informada.
Em jogos de cassino, como o blackjack ou a roleta, a informação pode vir de observar as cartas que já foram jogadas ou a cor da última jogada. Por exemplo, no blackjack, se você sabe que as cartas altas estão sendo jogadas e que a maioria das cartas restantes são baixas, você pode aumentar sua aposta porque suas chances de ganhar são maiores.
Outra lição do problema do Monty Hall é que, em muitos jogos de aposta, é melhor mudar sua estratégia com base nas informações que você recebe. Se você perceber que está perdendo com frequência em um jogo, pode ser melhor mudar sua estratégia de apostas ou até mesmo sair do jogo por um tempo. Sempre se mantendo ligado às novas informações que o jogo pode fornecer, isso costuma fazer muita diferença no resultado final.