A verdade é que saber como vender ingressos online é algo que pode ser bastante interessante, ainda mais vivendo em um mundo em que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas.
Devido a isso, essa modalidade de vendas vem se tornando uma excelente alternativa para aqueles que querem um evento mais acessível.
Então, se você quer entender um pouco melhor sobre como vender ingressos online, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Como vender ingressos online?
Aos que querem saber sobre como vender ingressos online, existem algumas dicas das quais você deve ficar atento. Dentre elas, podemos mencionar as seguintes:
1. Crie escassez
Uma das primeiras coisas que se deve entender a respeito do setor de vendas é sobre os gatilhos mentais e, um dos mais importantes do marketing em uma empresa de vendas, é o gatilho da escassez.
Para entender melhor como funciona esse gatilho, imagine que você tem o desejo de obter algum produto e que, no momento, tem o dinheiro em mãos.
Agora, adicione o fato de saber que, dali poucos minutos, o produto em questão irá acabar no estoque da loja. Nesse caso, é muito provável que tenha o intuito de adquirir o quanto antes, certo?
É justamente dessa maneira que funciona o gatilho da escassez, uma estratégia capaz de aumentar significativamente as suas vendas.
2. Não subestime o poder dos dispositivos móveis
Outra dica de como vender ingressos online é manter uma certa atenção para os dispositivos móveis, os quais são responsáveis por grande parte das navegações.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, o uso de celulares no ano de 2019 pulou para 98,6%. Em contrapartida, o uso de computadores caiu de 50,7% para 46,2%.
Sendo assim, ao criar a sua estratégia de vendas de ingresso online, não deixe de considerar o quão importante é manter uma certa atenção aos dispositivos móveis.
3. Promova o seu evento nas redes sociais
Para elevar ainda mais a quantidade de ingressos vendidos, uma das coisas que você deve fazer é promover o evento em questão nas redes sociais.
Afinal de contas, não há como negar que as redes sociais estão crescendo de forma exponencial a cada ano que passa.
Inclusive, de acordo com um estudo feito em 2021, pela WeAreSocial, os brasileiros costumam passar cerca de 10 horas por dia na internet. Dessas, cerca de 3 horas e 42 minutos são apenas nas redes sociais.
Isso faz com que o Brasil se consagre como sendo o 3° maior consumidor de redes sociais em todo o mundo.
Portanto, uma das estratégias de como vender ingressos online é justamente promover através das redes sociais.
Quais cuidados devo tomar ao começar a vender ingressos online?
Ao vender ingressos online, é fundamental tomar alguns cuidados para garantir uma operação segura e eficaz.
Um desses cuidados está diretamente relacionado à emissão de notas fiscais eletrônicas, um processo que envolve a geração de um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
A primeira coisa a considerar é a segurança das transações. É crucial utilizar uma plataforma confiável e segura para a venda dos ingressos, que garanta a proteção dos dados dos compradores.
Além disso, não deixe de se certificar de que a plataforma escolhida está em conformidade com as leis e regulamentos locais, nacionais e internacionais de privacidade e proteção de dados.
É essencial garantir que todos os ingressos vendidos sejam acompanhados da emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe), o que permitirá gerar o DANFE.
Esse é um documento que contém um resumo das informações da NFe e um código de barras para facilitar a consulta da nota fiscal eletrônica na internet.
No Brasil, a NFe e o DANFE são obrigatórios para a maioria das transações comerciais, incluindo a venda de ingressos online.
Outro ponto importante é a transparência na política de preços e taxas. É fundamental informar claramente aos clientes sobre todos os custos envolvidos na compra dos ingressos, incluindo taxas de serviço, impostos e quaisquer outros encargos adicionais.
Por fim, mas não menos importante, é crucial ter um bom atendimento ao cliente. Problemas e dúvidas podem surgir durante o processo de compra, e é essencial que os clientes possam entrar em contato com a sua equipe de suporte de forma rápida e fácil.