O objetivo da dinâmica para reunião de pais é torná-la mais leve e produtiva. Toda iniciativa nesse sentido é bem-vinda, por isso, trouxemos quatro ideias para que professores e responsáveis aproveitem este momento da melhor forma.
Não se trata de conceitos moderninhos, aleatórios e sem nenhum sentido. Também não estamos falando de coisas difíceis de serem aplicadas. As sugestões precisam somente de objetos simples, encontrados em qualquer papelaria e armarinhos.
Mas, mesmo se tratando de algo positivo, a dinâmica para reunião de pais ainda não é algo tão difundido como as dinâmicas volta às aulas, estas sim, muito faladas. Pensando nisso, reunimos quatro boas sugestões que com certeza vão enriquecer a interação pais e professores.
A importância da dinâmica para reunião de pais
Quem trabalha com educação precisa estar sempre atento para cumprir essa missão de forma criativa. O contato com os responsáveis pelos alunos faz parte disso e o encontro nem sempre é amistoso.
Antes de falar com profundidade sobre o desenvolvimento de cada aluno, é fundamental tornar o encontro mais agradável e a sensação de insegurança por parte dos responsáveis.
As dinâmicas para reunião de pais servem exatamente para quebrar o gelo e acalmar os ânimos dos mais exaltados. Outro aspecto que pode ser melhorado com as práticas é extinguir possíveis sentimentos de inferioridade dos pais. Alguns deles podem pensar que fazem algo de errado quando os filhos não apresentam desempenho satisfatório.
Como a dinâmica tem caráter integrativo, ela também ajuda quando a insegurança dos pais ou tutores está relacionada a questões financeiras e evitam participar das reuniões.
Desafios para aplicar a dinâmica para reunião de pais
Este tipo de dinâmica precisa ser estruturada com cuidado. Apesar de não exigir grandes aparatos, ela traz três desafios que demandam jogo de cintura do professor, confira quais são:
- Entender quais são as expectativas em relação à reunião de pais;
- Como fazer a dinâmica para reunião de pais não dominar o tempo do encontro;
- Como não deixar a dinâmica chata.
Vejamos agora quais são as para contornar tais empasses:
- Entender quais são as expectativas em relação à reunião de pais
A reunião nem sempre é vista com bons olhos. Para alguns pais, mães e responsáveis, isso é mera burocracia que poderia ser facilmente substituída por uma lista de coisas feitas em sala de aula, os quais deveriam entregues a eles pelos filhos e por fim, a lista voltaria à escola devidamente assinados.
Então, antes de pensar na dinâmica, pense em como atrair os pais para a reunião. Antes de cada uma, elabore uma comunicação para explicar por que ela é importante. Se a escola usar redes sociais, sugira que sejam feitas postagens sobre isso.
Como fazer a dinâmica para reunião de pais não dominar o tempo do encontro
Essa interação entre docentes e pais/tutores/responsáveis acontece no horário da aula. Como a maioria trabalha, é preciso fazer um malabarismo para conciliar a reunião com a vida profissional. Aqui, o professor precisa entender que a dinâmica na reunião de pais deve agregar conhecimento de forma objetiva porque as pessoas têm outros compromissos.
Como não deixar a dinâmica chata
Pode ser que alguém considere a iniciativa chata antes mesmo de vivenciá-la. Neste exercício de “futurologia”, o docente precisa prever que a dinâmica soe como “tratar adultos feito crianças”. A proposta aqui é trazer ideias para promover a escuta respeitosa aos pais e emocioná-los.
4 ideias de dinâmica para reunião de pais
Agora, vamos às 4 ideias de dinâmica para reunião de pais. Como você poderá ver, a maioria exige materiais baratos e facilmente encontrados, além das mecânicas serem simples, veja:
Dinâmica dos balões
Materiais necessários: bexigas de festa.
Também será preciso: um professor para ajudar.
Peça para os responsáveis formarem uma roda. No centro desta ficará o professor ajudante. Distribua uma bexiga para cada pai/mãe/tutor. Esta bexiga deverá ser enchida e amarrada.
A dinâmica consiste em jogar os balões ao alto. O colaborador vai tocar no ombro de um responsável por vez que deve levar o balão para o ar e, após isso, sair da roda e sentar-se.
Assim que o último responsável sentar, será impossível manter as bexigas no ar. Mas, esta brincadeira tem o propósito de mostrar como o sucesso da educação depende da união dos professores, demais profissionais da educação e das famílias.
Dinâmica do nó
Materiais necessários: pedaços de barbante
Outra dinâmica para mostrar o poder do trabalho em equipe!
Entregue os pedaços de barbante para cada responsável. Peça que os presentes tentem dar um nó usando apenas uma mão. Espere no máximo cinco minutos para interromper a tentativa.
Possivelmente poucas pessoas conseguiram cumprir o objetivo. Desta vez, peça que tentem novamente, usando agora as duas mãos.
Obviamente dar um nó no barbante com as duas mãos é bem mais fácil. E esta é a lição desta dinâmica: mostrar que precisamos de ajuda para realizar algumas atividades.
Explique aos pais que a educação não se resume aos professores. Todos os profissionais da escola e a família possuem importante papel na formação do aluno.
Dinâmica da receita do monstrinho
Materiais necessários: folhas de papel sulfite, lápis de cor, canetinha e giz de cera
Entregue os materiais a todos. Diga que deverão criar um monstro seguindo as orientações abaixo:
- cabeça grande e redonda
- corpo muito peludo
- braços com mãos pequenas e garras bem afiadas
- pernas curtas e pés redondos e grandes
- olhos no meio da testa
- orelhas pontiagudos
- o nariz tem as narinas quadradas
- boca grande e dentes afiados
Quando todos finalizarem o desenho, peça que cada um mostre sua obra.
Com certeza, o resultado será desenhos diferentes mesmo terem sido feitos com as mesmas diretrizes.
Fale aos pais que a razão para nenhum desenho ter saído igual é que cada um usou a subjetividade. Explique que isso também é presente na sala de aula. Os alunos, mesmo recebendo as mesmas orientações, vão aprender de formas e ritmos diferentes.
A questão aqui é fazer os responsáveis entenderem que não podem falar coisas do tipo “você demora para aprender”, “você aprende devagar”, entre outras coisas, porque cada aluno aprende de um jeito.
Dinâmica do espelho
Materiais necessários: folhas de papel sulfite, lápis de cor e giz de cera
Entregue os materiais para todos. Diga aos pais que eles deverão fazer um desenho no tempo que você vai determinar.
Finalizado o tempo, recolha os desenhos, rasgue-os e jogue-os fora. Os pais ficarão incrédulos, mas o objetivo é exatamente esse. Diga que o propósito desta dinâmica é apontar como muitas vezes ignoramos as pessoas e isso causa mágoa. Por exemplo, quem em meio aos afazeres do dia a dia, não reagiu com pouco caso a um desenho mostrado pelo filho?
Explique que, assim como os profissionais da educação precisam estar unidos e atentos para o processo da educação dar certo, as famílias também devem ser assim. Reforce que dar atenção quando o filho mostra uma atividade da escola, mostra que ele é querido, algo que promove a autoestima.
Viu como nossas 4 ideias de dinâmica para reunião de pais dependem somente da boa vontade? Diga o que você achou delas e depois, volte para contar como os pais reagiram.