Com uma participação crescente no cenário empresarial, os millennials empreendedores trazem abordagens inovadoras e disruptivas para conduzir negócios. Trata-se da geração que viu nascer a internet e as redes sociais e por isso está reconhecidamente bem adaptada aos desafios tecnológicos.
Continue lendo e fique por dentro das principais características dos millennials empreendedores e seus impactos no mundo dos negócios!
Quem são os millennials?
“Millennials” é o termo utilizado para se referir aos indivíduos nascidos entre o começo dos anos 80 e meados dos 90, aproximadamente de 1981 a 1995. Também conhecidos como geração Y, são aqueles que experienciaram a grande transformação tecnológica digital em sua infância ou juventude, o que provocou o desenvolvimento de características comportamentais específicas.
Segundo estudos sociológicos, existe um certo padrão generalizado entre os millennials, mesmo em diferentes partes do mundo. É claro que esses traços dependem de uma série de fatores, como o nível de exposição a tecnologias digitais, cultura local e contexto socioeconômico.
As mudanças testemunhadas não foram poucas: popularização dos computadores pessoais, da internet, dos telefones celulares e das mídias sociais. É natural que os millennials possuam grande tendência a se conectarem às novas tecnologias.
Além disso, os millennials são reconhecidamente uma geração questionadora. Por vivenciarem a tomada de consciência ambiental, também são considerados indivíduos com maior preocupação com aspectos de sustentabilidade e consumo saudável.
Por que os millennials são empreendedores?
Não somente em relação a padrões socioambientais, os millennials também são questionadores em termos profissionais. Buscando abordagens mais flexíveis e adaptáveis, a geração Y desafia as normas tradicionais de trabalho, preferindo opções que se alinhem com seus valores e estilo de vida.
Neste contexto, empreender se torna uma solução profissional para milhões de millennials. Segundo a pesquisa GEM divulgada pelo Sebrae em 2021, 66% dos novos empreendedores no país estão na faixa etária dos 25 aos 44 anos.
Ou seja, os millennials estão dentro do grupo mais representativo de novos empresários. Reforça-se, assim, a grande tendência desta geração em estar presente no cenário de empreendedorismo atual.
Como é o jeito de empreender dos millennials?
Segundo o relatório de 2023 elaborado pela Deloitte, as características mais valorizadas pelos millennials em um contexto profissional são:
- Habilidade de manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
- Manter aprendizado contínuo
- Capacidade de se reinventar
- Paixão pelo próprio trabalho.
Além disso, a geração Y preza pela flexibilidade na gestão do tempo, além da possibilidade de atuar em trabalhos remotos. Como consequência, trabalhar de forma autônoma e ter sua própria empresa são os principais atrativos para o millennial ingressar no empreendedorismo.
Deve-se ressaltar que os millennials também valorizam grandemente o contato com tecnologia, muitas vezes direcionando seu próprio negócio para setores do mercado vinculados ao comércio digital, como lojas virtuais.
Microempreendedores individuais
No contexto de busca por empreender, muitos millennials têm aderido a modalidades empresariais mais enxutas e práticas, como a categoria do microempreendedor individual (MEI). Criado em 2008 para facilitar a formalização dos empreendedores autônomos, o MEI acabou se tornando um dos formatos de empresa mais buscados no país.
Além do faturamento anual máximo de R$ 81 mil e possibilidade de contratar até um funcionário, o MEI é reconhecido pela sua praticidade burocrática e baixa carga tributária.
Vale lembrar que apenas algumas atividades econômicas são permitidas para MEI. Para saber se sua profissão consta na lista de CNAEs autorizados, basta consultar os comunicados oficiais do governo federal.
De maneira geral, o MEI tem vantagens como:
- Acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença
- Permissão para emitir nota fiscal
- Autorização para participar de editais de licitações públicas
- Aquisição de descontos em compras por atacado
- Aquisição de descontos em compras de carro de determinadas fabricantes
- Possibilidade de adquirir linhas de créditos exclusivas para microempreendedores.
Para garantir todos estes benefícios, o MEI deve sempre estar em dia com suas obrigações, como emitir DAS MEI, entregar a DASN SIMEI anualmente e emitir nota fiscal para clientes que são pessoas jurídicas. São atividades práticas e rápidas, que não comprometem o cotidiano do empreendedor.
Portanto, se você é millennial e quer atuar profissionalmente de maneira mais livre, abrir MEI pode ser a solução. Não perca mais tempo e coloque em prática os planos de ser dono do próprio negócio!