As estratégias de marketing digital são fundamentais para que a empresa cresça e consiga alcançar mais clientes.
Entenda mais sobre o quão vastas e importantes são as estratégias de marketing digital na era da busca e como ela vai te auxiliar da melhor forma possível para atingir os seus objetivos como empresa!
O que é Marketing Digital e por que ele é importante?
Desde a década de 90, o marketing digital se faz presente nas estratégias de uma empresa para alcançar novos clientes e mostrar seus produtos e serviços.
Conforme os anos passaram, as estratégias de marketing digital ganharam mais espaço juntamente com os smartphones, tablets, e computadores, além das TVs em que já eram fortes desde a época citada.
O marketing digital desde os primórdios ajuda e facilita as vendas de algo, pois com ele é possível apresentar um produto ou serviço ao comprador antes mesmo que ele chegue até a loja.
Por conta desse fato, o marketing digital se torna uma ferramenta muito importante e usada pelas pessoas ao redor do mundo.
Exemplos de Estratégias de Marketing Digital
Inbound Marketing
Essa é uma das maneiras para criar uma relação que perdure por bastante tempo com os clientes que virão.
No Inbound Marketing, a empresa mantém um relacionamento com os compradores para mostrar que estes podem contar com a empresa para solucionar seus problemas e necessidades.
Podemos resumir como Inbound Marketing o relacionamento com clientes em potencial, por meio da comunicação aberta, baseada no marketing de atração.
Este Marketing de Atração, seus bens de serviço ou produto são conciliados à sua persona, de maneira direta, objetiva, no qual permite um relacionamento duradouro.
No Inbound Marketing é possível que a empresa alcance um engajamento de longo alcance, tendo em vista o direcionamento em especial à sua persona – cliente ideal.
Automação de Marketing pode potencializar sua estratégia
Podemos atribuir a Automação de Marketing como um dos principais aliados para potencializar estratégias de vendas B2B.
Caso o seu nicho seja o mercado B2B, você pode maximizar sua cartela de clientes com uma geração de leads b2b qualificados.
A partir de uma Plataforma de Automação de Marketing – no qual compilam algoritmos assertivos e disponibilizam recursos e ferramentas direcionadas a gerar leads qualificados – você cria sua própria lista de leads qualificados.
Dessa forma, você – como prospector de novos clientes – poderá encontrar de maneira assertiva, seus clientes ideias – persona.
Caso seja necessário, amplie seus conhecimentos e confira sobre “o que são leads qualificados” e entenda como gerar, nutrir e captar leads para o seu negócio, de maneira assertiva para resultados positivos.
Marketing de Afiliados
Entre as estratégias de marketing digital, está o marketing de afiliados, que se caracteriza por ser um método de trocar serviços.
Sites, blogs ou redes sociais são usadas para postar produtos de uma empresa, e essa empresa paga uma quantia para que isso seja feito.
Essa é uma boa estratégia que, ao ser usada da maneira correta, atrai novos clientes em potencial, de uma forma mais engajada, ou seja, direcionada ao seu produto ou serviço.
Conteúdos de alta qualidade (SEO)
Os conteúdos de qualidade, além de fazer parte das estratégias de marketing digital, são fundamentais para manter uma boa reputação, tanto para a empresa quanto para o blog ou site.
Toda essa importância ganha evidência quando artigos são postados nos sites ou blogs e o Google analisa esses textos para ranqueá-los.
Os pontos que devem ser evitados a todo custo nos textos de sites e blogs, para que não ocorra imprevistos indesejados, são:
- Backlinks de baixa qualidade;
- Realizar backlinks por vários dias seguidos e parar de forma abrupta por um longo período;
- Colocar backlinks em palavras-chaves do texto.
Esses três pontos devem ser um sinal de alerta para a empresa, pois eles são muito prejudiciais e podem levar à exclusão do site pelo Google.
Além disso, a marca pode ficar com uma má fama entre os clientes por colocar links de baixa qualidade em seus textos.
Conheça a Jornada do seu Cliente
Conhecida também como “funil de vendas” que nada mais é o trajeto pelo qual o cliente passa até finalizar a compra, a jornada do cliente é um ponto fundamental.
Saber quais são os passos traçados pelo cliente faz com que a empresa utilize as estratégias de marketing digital para tornar o trajeto mais eficiente e propício para que o cliente compre os produtos disponíveis.
Também é muito importante fazer com que o comprador confie no site para resolver os problemas que ele tem.
Essas estratégias de marketing digital são importantes para que a geração de leads ocorra de forma concreta.
Porém, é preciso cuidado, pois, nessa etapa, o cliente deve sentir que a empresa quer realmente ajudá-lo e não somente vender os produtos e isso abre margem para má interpretações dependendo de como o cliente é abordado.
Invista em Infoprodutos
Antes de mais nada, é preciso entender o que são infoprodutos. Dentro das estratégias de marketing, disponibilizar produtos de forma online é uma das alternativas mais potentes para conquistar leads.
Infoprodutos são produtos online que ficam ao alcance dos clientes para que seus problemas sejam resolvidos e para que tenham acesso aos produtos de forma fácil e rápida.
Uma das maiores vantagens dessa estratégia é o fato de que o processo é feito de forma online, ou seja, o cliente não precisa se deslocar para nenhum local, e suas dúvidas e problemas podem ser resolvidos de casa ou do trabalho.
Os ebooks são ótimos exemplos de infoprodutos que estão ao alcance de um clique. Além disso, são excelentes aliados para a geração de leads qualificados.
Esteja presente nas Redes Sociais
As redes sociais são locais de grande tráfego de possíveis clientes. Todos os dias, várias pessoas entram no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Utilizar esses locais como estratégias de marketing digital é uma atitude pertinente que pode levar ao aumento das vendas de maneira significativa.
O conteúdo de qualidade também entra neste tópico, pois as postagens devem ser sempre de alta qualidade para que o público-alvo tenha interesse constante nas redes sociais da marca.
Postar diariamente e interagir com os seguidores mantêm um relacionamento forte e de confiança com as pessoas que têm acesso às redes sociais da empresa.
Teste o Tráfego Pago
Testar o tráfego pago é mais um dos ótimos exemplos de estratégias de marketing digital.
O tráfego orgânico é feito pelos próprios clientes, já o tráfego pago é feito por meio de publicidade paga pela marca.
Dessa forma, os produtos e conteúdos de uma empresa aparecem com destaque para as pessoas de determinada rede social.
O público-alvo deve ser definido para que o tráfego pago funcione de maneira efetiva. Com esse teste, a empresa pode analisar se vale a pena investir na estratégia paga ou se o tráfego orgânico funciona melhor para o produto da marca.
Esses pontos devem ser analisados para gerar mais leads e fazer com que a empresa se estabeleça cada vez mais no mercado.
CONCLUSÃO
E é isso! Caso tenha gostado das dicas, fique de olho em nosso blog e aprenda vários outros métodos ligados ao marketing digital e captação de leads.
Espero que este conteúdo tenha ficado claro para o entendimento de vocês. E, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer receber seu feedback!
Um abraço e bons negócios!