Revestimentos externos: dicas para escolher materiais e transformar os ambientes ao ar livre com estilo e durabilidade

Revestimentos externos: dicas para escolher materiais e transformar os ambientes ao ar livre com estilo e durabilidade

Em plena primavera-verão, imagine receber seus amigos em um espaço externo deslumbrante que simplesmente grita seu estilo único e seu bom gosto – essa é a mágica que a escolha de revestimento de parede e piso certos para as suas áreas externas pode proporcionar!

Mas quando se trata de escolher os revestimentos externos, essa tarefa pode ser desafiadora e confusa. Isso ocorre porque há muitas opções. Sem orientação e conhecimento adequados, você pode acabar optando por materiais que não serão adequados para suas áreas ao ar livre, expostas a todas as variações climáticas.

Abaixo você vai saber porque revestir suas paredes e pisos externos é mais do que apenas adicionar texturas e dimensões intrigantes ao seu espaço, mas que o revestimento também protegerá e impermeabilizará as áreas do clima severo e intempéries que podem ocorrer nas estações mais chuvosas do ano. Isso torna o uso de revestimentos para áreas externas uma escolha inteligente, transformando o exterior de sua casa com estilo, beleza e funcionalidade.

Dicas para escolher os revestimentos externos perfeitos para seu espaço ao ar livre

Concentre-se na durabilidade dos revestimentos

A melhor dica para ter os revestimentos externos perfeitos é focar na resistência e durabilidade. Poucas pessoas consideram a resistência das cerâmicas, por exemplo, o que é um grande erro. Ao contrário dos revestimentos cerâmicos internos, os externos devem ser ainda mais resistentes e propensos a arranhões, rachaduras, variações de temperatura e outros fenômenos climáticos. Portanto, é essencial que os revestimentos externos sejam fortes o suficiente para suportar condições adversas e áreas de alto tráfego.

Exposição à luz e condições climáticas 

A exposição à luz tem um papel fundamental na decisão de qual revestimento externo você deve optar. O pátio e deck de piscina, por exemplo, recebem uma grande quantidade de luz solar. Se um revestimento não for feito para alta exposição ao sol, ele ficará descolorido e estragará com maior facilidade. Se você está em uma área onde há mudanças extremas de temperatura ou chuvas constantes, precisará de um revestimento externo que possa suportar isso facilmente. O porcelanato, por exemplo, tem uma baixa taxa de absorção de água. Portanto, você deve prestar atenção às condições climáticas e à exposição à luz solar ao escolher seus revestimentos externos.

Brinque com as cores

É possível brincar com várias cores, especialmente quando se trata de revestimentos de parede e pisos externos. Tente experimentar padrões externos mais ousados se os seus ambientes internos forem em tons neutros, para animar seus espaços externos. Para adicionar vitalidade à área, escolha cores vibrantes de piso; para criar uma atmosfera relaxante, use tons suaves. Se você tem uma área sombreada, deve escolher revestimentos de parede de cores brilhantes. Isso iluminará o espaço.

Não ignore a resistência ao deslizamento e a textura

A segurança deve ser uma prioridade para você. Por isso não ignore a resistência ao deslizamento e a textura dos materiais ao escolher revestimentos para áreas externas, independentemente da necessidade da área. Os pisos para áreas externas são frequentemente expostos à umidade, o que pode causar acidentes e ferimentos. Para evitar escorregões, você deve escolher materiais que sejam antiderrapantes que ajudem a manter todos os moradores e visitantes seguros e protegidos.

Escolhendo os revestimentos certos para cada área externa

Ao escolher revestimentos de parede e pisos externos, você deve considerar onde os usará. Embora eles sejam fabricados para suportar condições de temperatura e uso mais extremos, não são feitos iguais. Alguns são mais resistentes ao deslizamento, enquanto outros são altamente resistentes às altas temperaturas e à umidade. Existem diferentes modelos para pátio, entrada de garagem, área de deck, piscina, jardins, fachadas e muito mais. Se você vai usá-los na parede ou no chão, você precisará ter isso em mente antes de escolher o revestimento externo ideal.

Considere as necessidades de manutenção

Escolha pisos e revestimentos de parede externos de baixa manutenção. O espaço externo tende a ser grande, o que torna a manutenção e a limpeza uma tarefa desafiadora. Além disso, por ser um espaço aberto, é mais propenso a sujeira, mofo e folhas secas. Escolha revestimentos com acabamento apropriado, pois isso também afetará os requisitos de manutenção. No final das contas, o objetivo deve ser passar um tempo aproveitando o ambiente externo em vez de se preocupar constantemente com sua manutenção.

Tenha em mente o seu estilo

A coisa mais importante em que você deve se concentrar é o estilo. O exterior da sua casa pode ser fundamental para causar uma ótima primeira impressão. Como será a primeira coisa que seus convidados notarão em sua propriedade, é essencial que as áreas externas complementem as características arquitetônicas do seu projeto. As áreas externas não devem parecer um ambiente separado – em vez disso, o design, texturas e cores dos revestimentos externos devem se harmonizar perfeitamente ao estilo da sua casa.